Acordo entre MPMG e município de Paracatu destina R$ 1 milhão para o CIGA, plataforma de tecnologia que consolida dados de barragens de rejeito em Minas Gerais
segunda-feira, 24 de maio de 2021, 15h56
Como integrantes do projeto piloto, as barragens Santo Antônio e Eustáquio receberão acompanhamento prioritário, trazendo mais segurança e informação à população de Paracatu
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o município de Paracatu celebraram acordo prevendo a destinação de R$1 milhão para o Centro Integrado de Gestão do Programa de Auditoria de Barragens e Desastres Ambientais (CIGA).
Concebido pelo MPMG, o CIGA será uma grande plataforma integrada de tecnologia que consolida os dados regularmente gerados pelas auditorias técnicas independentes das barragens de rejeito em Minas Gerais - consolidando-se como repositório das apresentações, relatórios, cartas e notas técnicas produzidas pelas empresas de auditoria.
Consolida-se, também, como portal de compartilhamento de conhecimento e informações; como painel de controle gerencial do status do cumprimento das recomendações apresentadas pelas auditorias; e como painel de visualização e análise de diferentes informações e dados de monitoramento gerados pelas empresas de auditoria, pelos empreendedores e/ou por fontes de informações geoespacializadas, e pelas imagens de radar por sensoriamento remoto (InSAR).
A plataforma do CIGA produzirá relatórios gerenciais, extratos analíticos e dashboards (painéis de controle) personalizados, permitindo a visualização gerencial de informações em tempo real, com foco na tomada de ações.
Esse projeto impactará positivamente no trabalho de defesa do meio ambiente no Estado de Minas Gerais, especialmente em Paracatu, uma vez que as barragens Santo Antônio e Eustáquio, de responsabilidade da empresa Kinross Brasil Mineração S/A, foram escolhidas como integrantes do projeto piloto e receberão acompanhamento prioritário, trazendo mais segurança e informação à população.
Fonte: MPMG