Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Centro Judiciário de Solução de Conflitos de Sapezal realiza divórcio em menos de uma semana

sexta-feira, 11 de março de 2022, 16h45

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Sapezal promoveu um divórcio em menos de uma semana de um casal que se relacionou por oito anos e há quase dois anos estavam separados. Ele, caminhoneiro e ela gestora de negócios, têm suas vidas atribuladas e adiavam o divórcio até procurarem o Fórum. A agilidade na realização do trâmite e audiência virtual fizeram a diferença para resolverem a questão de forma simples, prática e sem burocracia.
 

No mesmo dia em que eles procuraram o Cejusc de Sapezal a audiência foi realizada e algumas horas depois o termo da sessão foi lavrado, protocolado e encaminhado ao magistrado responsável. Em menos de uma semana Wanderson Vieira da Costa e Raquel Marli da Silva já estavam com o documento do divórcio em mãos.
 

O gestor judiciário da Comarca de Sapezal, Marcos Elly explica que casos como este são fáceis de resolver. “Eu percebi que era algo simples porque o casal já estava de fato separado e os dois estavam juntos para ver como fazia o divórcio. Falei que a gente resolvia naquele dia. Só pedi pra eles os documentos, eles voltaram para casa e trouxeram todos os documentos que precisavam e já inseri no Processo Judicial Eletrônico e mandei para o magistrado homologar o acordo.”
 

Wanderson, que fica muitos dias na estrada por conta de sua profissão, conta o que achou da experiência. “Não gastei um centavo, foi tudo de graça. O pessoal do Fórum de Sapezal foi muito ágil.”
 

Já Raquel destaca a celeridade de todo o trâmite da conciliação. “Foi um processo muito rápido, durou menos de uma semana, sem burocracia nenhuma. Nós sentamos, conversamos e já saímos dali resolvidos”, diz.
 

Com a Campanha Estadual de Conciliação o Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (Nupemec), tem disseminado a cultura da paz e do diálogo e agilidade e facilidade que as pessoas têm em resolver seus conflitos de forma prática, de graça e online, de qualquer lugar do mundo.
 

Todas as comarcas do Estado oferecem o serviço. Basta acessar o portal do Nupemec https://portalnupemec.tjmt.jus.br/ e manifestar o interesse em fazer um acordo.
 

Qualquer pessoa pode ter acesso à conciliação/mediação e resolver questões relacionadas a partilha de bens, acidente de trânsito, direito do consumidor, divórcio, guarda dos filhos, pensão alimentícia, entre outros.

Fonte: TJMT


topo