Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Programa Encontre o Seu Pai Aqui faz exame de DNA no Poupatempo da Sé

terça-feira, 10 de agosto de 2021, 14h29

Iniciativa marca comemorações pelo Dia dos Pais

Ação do programa Encontre o Seu Pai Aqui acontece sexta e sábado, dias 6 e 7 de agosto, para reconhecimento de paternidade dos beneficiários da justiça gratuita. A iniciativa, que também foi realizada em 2019, em comemoração ao Dia dos Pais, conta com o apoio do MPSP, da Secretaria de Estado da Justiça, por meio do Instituto de Medicina Social e de Criminologia (Imesc), do Poupatempo e da Defensoria Pública. O objetivo é facilitar o processo de inclusão do nome do pai no documento de pessoas que ainda não foram reconhecidas legalmente, além de oferecer testes gratuitos de DNA para aqueles que desejam confirmar a paternidade.

O atendimento acontece das 8h às 17h, na sexta-feira, com 100 atendimentos, e das 08h às 14h, no sábado, com 50 atendimentos, totalizando 150 testes de DNA no Poupatempo da Praça da Sé. Para fazer a inscrição é necessário que todos os envolvidos - filho(a), mãe e suposto pai - estejam de acordo com a realização do exame e se comprometam a comparecer juntos na  coleta. Também deverão apresentar documento original com foto e certidão de nascimento do filho. Aqueles que desejarem o reconhecimento de paternidade e não estiverem acompanhados do suposto pai, poderão realizar o atendimento e dar continuidade ao processo junto ao Ministério Público e Defensoria Pública do Estado. É importante destacar que todos os postos do Poupatempo no Estado oferecem gratuitamente o serviço de busca e reconhecimento de paternidade.

Neste ano, o procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, e o secretário Fernando José da Costa (Justiça) assinaram um Termo de Cooperação para a continuidade do Encontre seu Pai Aqui, idealizado pelo promotor Maximiliano Fuhrer. Desde o lançamento do programa, em novembro de 2016, mais de 11,7 mil solicitações já foram registradas pelo Poupatempo. Dessas, 7,2 mil foram em unidades da capital paulista, 2,8 mil no interior, 1,5 mil na Grande São Paulo e 100 no litoral.


Fonte: MPSP


topo