Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TCE-MT participa do Projeto Educação que faz a diferença do IRB e IEDE

segunda-feira, 04 de novembro de 2019, 15h35


O que faz com que escolas com características semelhantes em relação a estrutura e recursos tenham desempenho diferente quanto ao ensino? A resposta, segundo a secretária de Controle Externo de Educação e Segurança do Tribunal de Contas de Mato Grosso Patrícia Leite Iozich, está na gestão escolar. Foi o que revelou trabalho técnico nacional do qual o TCE-MT vem participando.

 

Para identificar as boas práticas de gestão e dar visibilidade às redes de ensino que estão realizando um trabalho de destaque, o TCE-MT é um dos participantes, juntamente com mais 27 Tribunais de Contas brasileiros, do "Projeto Educação que faz a diferença", idealizado pelo Instituto Rui Barbosa e o IEDE (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional).

A participação e engajamento do TCE-MT foi intensa e, estiveram a frente dos trabalhos a auditora de controle externo Belízia Brito de Almeida e a técnica de controle externo Zaine Viegas da Silva Rodrigues, ambas da Secex de Educação. De acordo com elas, a segunda etapa do Projeto já foi concluída, com visitas em algumas redes municipais de educação e escolas públicas que ofertam o ensino fundamental I e II. As pesquisas foram realizadas de 19 a 30 de agosto. Durante a primeira etapa, as redes de ensino foram selecionadas pelos coordenadores do projeto e os auditores dos Tribunais participantes realizaram treinamentos em São Paulo e Brasília para estudar o material e a metodologia da pesquisa.

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Já em um terceiro momento, em andamento, estão sendo sistematizadas as informações coletadas para elaboração de um amplo plano de comunicação dos resultados, atividades que serão desenvolvidas pelo IEDE e o IRB.

O trabalho do "Projeto Educação que faz a diferença" acontece em âmbito nacional com a participação de todos os Tribunais de Contas com jurisdição municipal. Os auditores realizam as visitas in loco nas redes de ensino a fim de identificar as principais estratégias e ações que garantem os bons resultados educacionais.

 

 

 

 

Fonte: Tribunal de Contas de Mato Grosso


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