Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Curso de identificação de alunos de altas habilidades reúne mais de 200 professores

quarta-feira, 16 de outubro de 2019, 13h10

Mais de 200 professores participaram da quarta e última etapa do curso “Identificação de Estudantes que Apresentam Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação”. A formação ocorreu na sexta-feira (11.10), no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro) do município de Alta Floresta (a 803 quilômetros ao norte da Capital).


Segundo a professora formadora Nilcéia Frausino, o foco do curso foi trabalhar as informações básicas sobre o tema. Com isso, os professores terão condições de identificar os estudantes que apresentam características de altas habilidades.


Durante o curso, o estudante Wender Serafim de Brito, aluno da Escola Municipal São Manuel, localizada no Distrito do Colorado, município de Nova Canaã do Norte, vizinha de Alta Floresta, foi homenageado pela participação dele de uma seleção para confecções do selo com o tema:  162 anos de Libras no Brasil. O selo é uma realização da Academia Tijuquense de Letras, da cidade de Tijucas (Santa Catarina) em parceria com os Correios.


O estudante ficou emocionado com a homenagem. “Foi um momento de muita emoção, não tenho palavras para expressar a minha gratidão pela aceitação da minha produção artística. Sempre me destaquei nas produções artísticas, é algo que gosto e faço com muito amor. Nossa muita emoção mesmo” relata Wender.


“Wender é um exemplo prático de um aluno detectado com alta habilidade. No caso dele, foi uma relação de contextualização entre a teoria e a prática. Para os participantes foi importante na medida que perceberam as características para a identificação dos nossos alunos diferenciados”, destaca.


No entendimento da formada, no momento em que o professor reconhece e valoriza o estudante, ele melhora o potencial de aprendizado em toda as áreas.

 

Fonte: SEDUC


topo