Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Coordenadora do Caoeduc/MPPI visita Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação e participa do lançamento do Programa “Mais Formação, Mais Renda”

quarta-feira, 26 de novembro de 2025, 16h24

A promotora de Justiça Fabrícia Barbosa de Oliveira, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (Caoeduc) do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), visitou, nesta segunda-feira (24), o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S). O espaço é voltado ao atendimento de crianças e adolescentes com habilidades acima da média, oferecendo ambiente seguro e estruturado para o desenvolvimento de suas potencialidades.
 

Durante a visita, a representante ministerial, acompanhada de membros da Educação estadual, discutiu ações conjuntas voltadas à área educacional, incluindo questões relacionadas à aceleração de ensino, permanência de estudantes superdotados na rede escolar, qualidade do ensino e do atendimento educacional especializado. A promotora também reforçou a importância da observância das normas previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), no Plano Nacional de Educação (PNE) e na Política Nacional de Educação Especial.

 

No NAAH/S, a promotora conheceu as oito salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), o laboratório de Inovação e Tecnologia e o laboratório de Ciências. O espaço recém-reformado também conta com cantina e banheiros adaptados para pessoas com deficiência (PCDs).

 

A atividade contou com a presença da superintendente da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Viviane Fernandes Faria, da Diretora do NAAH/S, Sandra Nogueira, e da Coordenadora pedagógica, Elziane Soares.

Após a visita, a coordenadora do Caoeduc participou do lançamento do Programa “Mais Formação, Mais Renda”, voltado à qualificação profissional alinhada às demandas do mercado de trabalho piauiense. O evento ocorreu no Palácio de Karnak, no Centro de Teresina.
 

O programa tem como objetivo priorizar a qualificação nas áreas de Logística, Energias Renováveis, Agro, Tecnologia e Inovação, além de Turismo e Serviços. As vagas serão distribuídas em cursos profissionalizantes, técnicos, graduação, especialização, mestrado e doutorado, numa ampla cooperação com instituições de ensino superior, centros de pesquisa, órgãos de fomento e o Sistema S (Senai, Senac, Senar e Sest Senat).
 

Fonte: MPPI


topo