JOÃO LISBOA – Projeto do MPMA mobiliza estudantes para reflexão e cidadania
por CCOM-MPMA
segunda-feira, 17 de novembro de 2025, 23h36
O Ministério Público do Maranhão (MPMA), por meio da Promotoria de Justiça de João Lisboa, realizou, nesta quarta-feira, 12, na quadra de esportes Nicolau Dino, no centro do município, outra etapa do “Projeto Ler, Escrever e Pensar: conscientizar para transformar”, criado em 2016. A iniciativa foi idealizada pela promotora Maria José Lopes Correa, com foco em prevenção à corrupção dos alunos das escolas públicas da comarca. Nos anos de 2017 a 2019, o MPMA aplicou o projeto em todo o Maranhão.
Na ocasião, o jurista e ex-juiz Márlon Reis, autor do livro “O nobre deputado”, ministrou palestra sobre a obra, que é uma das bases do projeto neste ano. O ex-magistrado foi um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa.
Além dos cerca de 500 estudantes, participaram do evento, coordenado pelo promotor de justiça Hagamenon de Jesus Azevedo, a titular da 21ª Promotoria de Justiça Criminal de São Luís, Maria José Lopes Correa, o prefeito Fábio Vale de Holanda, o presidente da Câmara de Vereadores, Ronnie Von Rodrigues, além de diversas autoridades locais e convidados.
Na próxima etapa do projeto, os alunos produzirão redações sobre o tema do projeto. Os melhores textos serão premiados em cerimônia a ser realizada no dia 28 de novembro.
O concurso de redação envolverá estudantes de turmas de 8°, 9° anos e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), das zonas urbana e rural da rede municipal, além de alunos da rede ensino médio da comarca.
REFLEXÃO
Durante o projeto, foram ministradas 15 palestras. “O objetivo não foi apenas apresentar o projeto, um concurso de redação, mas também provocar uma reflexão crítica sobre a ética, a cidadania e o papel ativo de cada jovem no combate à corrupção, principalmente, quanto à necessidade de voto consciente e não aceitar as práticas da compra e venda de votos nas eleições”, explica o promotor de justiça Hagamenon de Jesus Azevedo.
Também para o representante do MPMA, a palestra do jurista Márlon Reis validou a importância do projeto e enriqueceu o debate, conectando os alunos presentes.
Fonte: MPMA
Redação: CCOM-MPMA