Atuação da Corregedoria Nacional e do Ministério Público brasileiro impulsionou a criação de mais de 176 mil vagas em creches e pré-escolas
por Secretaria de Comunicação Social - CNMP
sexta-feira, 26 de setembro de 2025, 23h41
Mais de 176 mil novas vagas já despontam no horizonte da educação infantil brasileira graças à atuação do Ministério Público. A repactuação, retomada ou conclusão de 836 obras de creches e pré-escolas está abrindo salas de aulas para crianças de 0 a 5 anos. Os avanços podem ser acompanhados pelo Painel BI – Atuação do Ministério Público na retomada de obras públicas da educação infantil, lançado pela Corregedoria Nacional do Ministério Público em 10 de setembro.
A ferramenta, disponível ao público no portal do CNMP, detalha município por município a situação de cada obra, permitindo o controle social e o monitoramento da atuação do Ministério Público.
O lançamento ocorreu durante o evento Infância em Primeiro Plano: Estratégias Eficazes de Atuação, que também apresentou o Manual de Atuação do Ministério Público na Defesa e Promoção da Educação Infantil. O corregedor nacional do Ministério Público, conselheiro Ângelo Fabiano Farias da Costa, destacou que ambas as iniciativas reforçam o compromisso do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) com a primeira infância, por meio do Projeto Primeiros Passos, prioridade da gestão do presidente Paulo Gonet.
Ângelo Fabiano explicou que, por meio das correições, a Corregedoria tem orientado os membros do MP a instaurarem procedimentos para acompanhar cada obra paralisada da educação infantil. “O objetivo é que os promotores entendam a origem do problema — se é falta de recursos, entraves de gestão ou questões com Tribunais de Contas — e atuem como vetores de solução, e não apenas judicializem questões que, muitas vezes, não resolvem o impasse”, afirmou. Com esse objetivo, em agosto último, a Corregedoria Nacional expediu recomendação a todos os MPs a fim de que identificassem o andamento das obras, os motivos da paralisação e as medidas já adotadas pelos municípios.
O membro auxiliar da Corregedoria Nacional João Luiz Botega destacou a dimensão do impacto gerado pelo trabalho do Ministério Público. “Para mim, esse dado é muito relevante: saber que a nossa atuação vai impactar na vida de, pelo menos diretamente, 176.568 crianças de 0 a 3 anos e de 4 a 5 anos no Brasil”, afirmou. Reforçou,ainda, que a plataforma é também um instrumento de participação popular. “Qualquer cidadão pode consultar cada obra, saber se existe procedimento instaurado, anotar o número e cobrar providências do promotor responsável”, completou.
Painel BI
O Painel BI – Atuação do Ministério Público na retomada de obras públicas da educação infantil é uma plataforma interativa e pública, que permite acompanhar, município por município, o status das obras de creches e pré-escolas em todo o Brasil.
A ferramenta, que contou com a parceria ativa do Minusterio Público do Mato Grosso do Sul para sua implementação, disponibiliza um mapa interativo que apresenta um retrato detalhado da situação das obras de creches e pré-escolas do País. Foram mapeadas 1.980 construções, sendo 1391 procedimentos instaurados (um para cada construção) e 836 obras repactuadas, retomadas ou concluídas por meio da atuação do MP.
A partir de um mapa disponibilizado no painel, cada obra é sinalizada por cores: roxa, para construções que já têm procedimento instaurado; e bege, para as que ainda não possuem acompanhamento do MP. Ao clicar em cada ponto, é possível visualizar informações como tipo de obra, estágio de execução, número do procedimento e dados do município. O painel é alimentado a partir de um formulário nacional preenchido pelas unidades do Ministério Público, que informa a situação de cada obra e as medidas adotadas.
Para identificar e informar aos MPs sobre as obras da educação infantil paralisadas no Brasil, a Corregedoria Nacional utilizou informações fornecidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no contexto do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, instituído pela Lei nº 14.719/2023. O FNDE, parceiro da iniciativa, identificou 1.960 construções paralisadas ou inacabadas de creches e pré-escolas em todo o país e ofereceu condições especiais para a retomada dos projetos.
Projeto Primeiros Passos
Lançado em abril de 2024, o projeto atua em três frentes: ampliação de vagas em creches, fortalecimento do acolhimento familiar e enfrentamento da violência infantil. Com adesão formal de 21 Ministérios Públicos estaduais e ramos do MP, o projeto já se tornou diretriz nacional.
Notícias relacionadas
CNMP lança novos instrumentos de atuação em defesa da primeira infância
Corregedoria Nacional do MP recomenda atuação em obras paralisadas de educação infantil
Corregedoria Nacional do MP mapeia ações para retomada de obras de creches inacabadas
Fonte: CNMP