Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

“Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do MPES” é tema de seminário nesta sexta-feira

por MPES

quinta-feira, 25 de setembro de 2025, 23h29

Com foco em políticas de integração na aprendizagem, o Ministério Público do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas da Educação (CAOPE) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), realizará o seminário “Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do MPES”, nesta sexta-feira (26). 

 

Por meio de exposições e debates, o evento proporciona um olhar amplo sobre a abordagem que garante o direito à educação para todos os alunos, respeitando a diversidade e a individualidade dos estudantes. Ao mesmo tempo, destaca a conduta interativa da família, da escola, do educando e dos órgãos de fiscalização e controle.     

 

Membros, servidores e estagiários do MPES, bem como profissionais da educação e demais interessados, podem se inscrever no link: https://ceafcursos.mpes.mp.br/#/detalhes-evento/2915/n  

Programação  

 

O evento será realizado das 13h30 às 17h30, no Auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, com quatro exposições ao longo da tarde. 

 

O Gestor Escolar Adriano Ricardo da Silva Trabach e a aluna diagnosticada com autismo e TDAH Elisa Cristina Pimentel Braga, ambos da Rede Pública de Ensino, conduzirão a palestra “A gestão colaborativa entre escola e família para o desenvolvimento do estudante da educação especial”. 

 

Na sequência, o Promotor de Justiça do MPSP João Paulo Faustinoni e Silva abordará o tema “O Manual do CNMP sobre educação especial na perspectiva inclusiva – profissionais da educação especial garantidos por lei”. 

 

O Diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (SECADI/MEC), Francisco Alexandre Dourado Mapurunga, palestrará sobre “Os recursos financeiros e a formação dos profissionais para a educação inclusiva”, seguido pela apresentação “O paradigma dos modelos médico, social e biopsicossocial da deficiência”, da pedagoga e assessora técnica do CAOPE, Camila Ferreira Moreira. 

 

Veja a programação completa: Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do MPES

 

Fonte: MPES


topo