MPAC participa de cerimônia de abertura do Censo Escolar 2025
por Marcelina Freire - MPAC
terça-feira, 27 de maio de 2025, 22h58

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Educação, participou, nesta terça-feira, 27, da cerimônia de abertura do Censo Escolar 2025, realizada no auditório da Estácio Unimeta, em Rio Branco.
A pesquisa educacional, coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é realizada anualmente e coleta dados sobre a educação básica no Brasil. Esses dados são essenciais para um diagnóstico da situação da educação no país.
Em sua fala, o promotor de Justiça Abelardo Townes Junior destacou a importância do Censo Escolar para a construção das políticas públicas educacionais e ressaltou que a concretização do direito à educação é a única forma de garantir a paz social prevista pela Constituição Federal e um futuro melhor para as próximas gerações.
“A importância do Censo é que ele produz dados, e esses dados vão ajudar os órgãos a pensar nas políticas públicas. Hoje, o Ministério Público procura entender o problema e, a partir disso, auxiliar de alguma forma na construção da política pública, que, na maioria das vezes, é elaborada com base em informações de pessoas que estão na ponta, ou seja, na comunidade escolar. Quem está na ponta, além dos problemas da escola, lida constantemente com problemas sociais”, afirmou o promotor.
A cerimônia contou com a presença do secretário municipal de Educação de Rio Branco, Alysson Bestene; do secretário estadual de Educação, Aberson Carvalho; do secretário adjunto de Ensino, Tião Flores; da presidente do Conselho de Educação, Elisete Machado; da presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Elisângela Martins; e do chefe do Departamento de Dados e Estatísticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE), Vanderley Rocha.
Texto: Marcelina Freire
Foto: Anderson Oliveira – Ascom PMRB
Fonte: MPAC