Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Total de cursos superiores com avaliação satisfatória é de 26% no EAD e 38% no modelo presencial, diz MEC

terça-feira, 02 de abril de 2024, 16h15

Índice avalia a qualidade do ensino superior no país e dá notas de 1 a 5 para os cursos. Em 2022, foram avaliados 26 cursos de bacharelado e tecnológicos, principalmente de ciências sociais e humanas, e de gestão.

 

Sala de aula na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) — Foto: UCDB/Reprodução

Sala de aula na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) — Foto: UCDB/Reprodução

 

Apenas 450 cursos de ensino superior na modalidade de educação a distância (EAD) conseguiram notas 4 ou 5 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação (MEC). Número divulgado nesta terça-feira (2) é referente a 2022 e representa cerca de 26,6% dos cursos EAD avaliados.

 

No ensino presencial, mais de 38% dos cursos tiveram avaliação 4 e 5, consideradas satisfatórias nos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

 

👉🏾 CPC é um dos indicadores usados para avaliar a qualidade da educação superior do país. Esse indicador é obtido a partir do desempenho dos alunos no Enade, da qualificação do corpo docente e dos recursos didático-pedagógicos (como laboratórios) da universidade (veja mais abaixo).

 

📊 É o CPC que indica a qualidade do curso. Por exemplo, quando uma universidade diz que tem um curso de direito nota 5 no MEC, é ao CPC que está se referindo.

 

Em 2022, foram avaliados os seguintes cursos:

 

Bacharelados

- Administração

- Administração Pública

- Ciências Contáveis

- Ciências Econômicas

- Comunicação Social (Jornalismo)

- Comunicação Social (Publicidade e Propaganda)

- Direito

- Psicologia

- Relações Internacionais

- Secretariado Executivo

- Serviço Social

- Teologia

- Turismo

 

Tecnológicos

- Comércio Exterior

- Design de Interiores

- Design Gráfico

- Design de Moda

- Gastronomia

- Gestão Comercial

- Gestão de Qualidade

- Gestão Pública

- Gestão de Recursos Humanos

- Gestão Financeira

- Logística

- Marketing

- Processos Gerenciais

 

Abaixo, veja como os cursos, divididos por modalidade, foram avaliados em 2022:

 

🖥️ Cursos EAD

- Nota 1 (insatisfatória): 93

- Nota 2 (insatisfatória): 124.108

- Nota 3 (Regular): 1.155.053

- Nota 4 (Satisfatória): 159.529

- Nota 5 (Satisfatória): 3.730

 

👨🏽‍🏫 Cursos presenciais

- Nota 1 (insatisfatória): 1.322

- Nota 2 (insatisfatória): 112.309

- Nota 3 (Regular): 763.413

- Nota 4 (Satisfatória): 584.954

- Nota 5 (Satisfatória): 58.653

 

 

Entenda como é feita a avaliação

 

✏️O Conceito Preliminar de Curso (CPC) avalia as graduações (administração em determinada faculdade, por exemplo) e considera:

- o desempenho dos alunos no Enade 2022 (prova feita no início e no fim da graduação);

- a formação dos professores (se são mestres e doutores, por exemplo, e se trabalham em regime de dedicação exclusiva);

- a percepção dos estudantes sobre o próprio curso (questionário respondido no Enade);

- o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que analisa o desempenho dos alunos concluintes (Enade) e dos alunos ingressantes (Enem), para avaliar o aprendizado absorvido durante o curso.

 

Matrículas x CPC

Nos cursos avaliados em 2022, o número de matrículas das modalidades EAD e presencial teve pouca diferença, em uma divisão de 49% e 51% respectivamente. O que chama atenção, no entanto, é a diferença nas matrículas por faixa dos cursos.

 

Dos mais de 1,4 milhão de alunos matriculados em cursos EAD em 2022, apenas 11,3% estavam registrados em cursos de nota 4 ou 5.

 

Se comparado com o ensino presencial também em 2022, dos mais de 1,5 milhão inscritos na modalidade, 42,3% estavam em cursos de nota 4 e 5.

 

Fonte: G1


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