Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MEC recebe respostas às diligências do Pacto de Obras até 13/2

sexta-feira, 09 de fevereiro de 2024, 14h19

Mais de 700 obras ainda não completaram a primeira etapa

 

obras.jpg

 

 

 

O prazo para entrega da documentação das diligências técnicas de adesão ao Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica vai terminar na próxima terça-feira, 13 de fevereiro. O prazo vale para aqueles que manifestaram interesse na repactuação das obras na vigência da Medida Provisória (MP) n. 1.174/2023. Ao todo, 3.873 obras aderiram ao programa. Contudo, 724 ainda não concluíram a entrega da documentação solicitada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), após a averiguação técnica. Os estados Pará, Maranhão e Bahia lideram o ranking de unidades da Federação (UFs) que não responderam às diligências técnicas de adesão ao Pacto, segundo dados do FNDE, autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). 

 

Com o fim do prazo, os estados e municípios poderão perder a oportunidade de repactuação nos termos da Lei n. 14.719/2023, que prevê o reajuste dos valores com base no Índice Nacional de Custo da Construção (INCC). Assim, não terão recursos para concluir obras na área educacional. A não manifestação do ente federado sobre a retomada das obras e dos serviços de engenharia no prazo previsto poderá acarretar: impedimento de prorrogação do termo de compromisso vigente para obras e serviços de engenharia paralisados; cancelamento da obra ou do serviço de engenharia inacabado; e instauração da Tomada de Contas Especial (TCE) pelo FNDE, se necessário.  

 

 

Confira os estados que ainda não responderam às diligências técnicas iniciais 

 

 

UF 

Obras com diligências pendentes 

 

AC 

 

AL 

 

AM 

27 

 

AP 

12 

 

BA 

75 

 

CE 

41 

 

ES 

 

GO 

19 

 

MA 

106 

 

MG 

58 

 

MS 

 

MT 

 

PA 

153 

 

PB 

23 

 

PE 

26 

 

PI 

39 

 

PR 

 

RJ 

 

RN 

26 

 

RO 

 

RR 

14 

 

RS 

 

SC 

 

SE 

 

SP 

15 

 

TO 

29 

 

Total geral 

724 

 

 
 

Prazos e etapas – Entes federados que manifestaram interesse no Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica estão recebendo as diligências técnicas iniciais por parte do FNDE e, conforme prevê a Resolução CD/FNDE n. 27, de 24 de novembro de 2023, deverão atender às etapas previstas no Art. 5º do documento, que são: 

 

I - manifestação de interesse do ente federativo junto ao FNDE; 

II - diligência técnica inicial; 

III - análise técnica inicial; 

IV - diligências técnicas adicionais, nos casos em que a etapa III indicar a necessidade; 

V - análises técnicas adicionais, nos casos em que a etapa IV for realizada; 

VI - disponibilização do instrumento de repactuação; 

VII - validação do instrumento de repactuação; 

VIII - retomada da obra; e 

IX - conclusão da obra. 

As análises estão sendo conduzidas seguindo os critérios de priorização previstos pela resolução, assim como a capacidade técnica disponível e a ordem cronológica das adesões. Cada obra é analisada individualmente. Os repasses financeiros serão realizados por meio de instrumento vigente entre o FNDE e o ente federado, bem como mediante execução da obra, com comprovação do ente e disponibilidade financeira e orçamentária.  

 

Passo a passo – As diligências técnicas são realizadas via Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec), no qual a equipe técnica do FNDE solicita o envio das documentações necessárias. 

1. Acesse o Simec (com o login Gov.br). 

2. Escolha a opção “Obras 2.0”. 

3. Verifique os avisos de pendências, conforme o exemplo abaixo. 

 

 

.

 

 

4. Responda às solicitações até 13 de fevereiro. 

 

 

Retomada de Obras – O programa do governo federal busca promover melhores condições para a conclusão das obras e dos serviços de engenharia paralisados ou inacabados que são financiados pelo MEC, via FNDE, no âmbito do Plano de Ações Articuladas (PAR). A iniciativa abrange obras de escolas de educação infantil, ensino fundamental e profissionalizante, além de reformas e ampliações de infraestruturas educacionais, como quadras e coberturas de quadras esportivas. 


 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC


topo