Criança mantida em "gaiola" em creche de Sorocaba leva MPSP a instaurar inquérito
por MPSP
quinta-feira, 06 de julho de 2023, 17h11
Por intermédio da promotora de Justiça Cristina Palma, o MPSP abriu inquérito civil para apurar a falta de coordenador pedagógico, bem como a ausência de professor em parte do período, em creches de Sorocaba. Iniciado nesta quarta-feira (5/7), o procedimento tem como base a notícia de fato encaminhada pelo Conselho Tutelar dando conta que uma criança havia sido mantida trancada em uma espécie de cercado dentro de uma unidade de ensino no Jardim Santa Rosália. Foi dado prazo de cinco dias para a Secretaria de Educação do município esclarecer os fatos.
O episódio foi testemunhado por uma vizinha, que acionou o Conselho Tutelar. No local, o órgão constatou a ausência dos profissionais da direção escolar e da coordenação. A conselheira tutelar foi informada que só havia professor no período da tarde, e que as crianças estavam sendo cuidadas por auxiliares de educação.
"Pela apuração prévia havida, constatou-se que, no momento que a criança fora trancada na grade no cercado como conduta educacional, a fim de corrigir-lhe o comportamento, não havia professor, nem coordenador, nem diretor na unidade escolar, mas apenas auxiliares, que, evidentemente, tem função de auxiliar alguém, no caso o professor da classe, mas não de se responsabilizar pelo método educacional da turma", diz Cristina da portaria de instauração do inquérito.
Fonte: MPSP