MPAC participa de aula inaugural do projeto “Alfabetizar para Prosperar”
por Marcelina Freire | Agência de Notícias do MPAC
quarta-feira, 07 de junho de 2023, 17h53
.jpeg)
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participou, na terça-feira, 30, da aula inaugural do projeto “Alfabetizar Para Prosperar”, que tem como objetivo erradicar o analfabetismo no sistema penitenciário. A abertura do projeto ocorreu no Complexo Penitenciário Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco.
Realizado pelo MPAC, por meio da 4ª Promotoria Criminal, em parceria com o Instituto Brasileiro de Educação e Meio Ambiente (Ibraema) e o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), o projeto busca proporcionar a reintegração dos apenados à sociedade, considerando a educação como uma ferramenta para a ressocialização.
De acordo com o promotor de Justiça Tales Tranin, a intenção é que os jovens e adultos participantes sejam alfabetizados em um prazo de seis meses. A turma é composta por 18 reeducandos que terão a oportunidade de deixar o presídio, após o cumprimento da pena, sabendo ler e escrever.
“Essa é uma luta do Ministério Público dentro dos presídios para a ressocialização dos reeducandos, que eles saiam daqui melhores, porque essa é também a finalidade da pena, além de cumprirem o que devem ao Estado. Agora eles terão a oportunidade de aprender a ler e escrever. Estamos felizes com essa aula inaugural”, ressaltou o promotor.,
O diretor executivo operacional do Iapen, Marcelo Lopes, afirmou que o projeto também tem a finalidade de formar multiplicadores, com isso, as aulas serão ministradas por outros apenados que foram capacitados para ensinar.
“Todo projeto que envolve educação é muito benéfico, e este, em especial, capacita os presos a serem multiplicadores dentro dos pavilhões. Certamente trará muitos bons resultados para a unidade prisional”, afirmou.
Fonte: MPAC