Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TRE-MT e Seduc-MT firmam parceria para ampliar cadastro biométrico

por www.tre-mt.jus.br

quarta-feira, 25 de junho de 2025, 18h21

 

A iniciativa reforça o compromisso do TRE-MT e da Seduc-MT com a promoção da cidadania e com o fortalecimento do processo democrático no estado.

 

O Tribunal Regional Eleitoral deve ampliar sua presença dentro das escolas estaduais de Mato Grosso. Isso será possível com a parceria firmada nesta segunda-feira (24.06) com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), que tem o objetivo de ampliar o número de eleitores cadastrados biometricamente no estado. A iniciativa visa incentivar jovens do ensino médio a realizarem o alistamento eleitoral, com destaque para o cadastramento biométrico, além de promover a conscientização desses estudantes sobre a importância da participação política, estimulando-os a levar essa informação também às suas famílias.

 

A proposta foi discutida em reunião na sede do TRE-MT, em Cuiabá, entre o corregedor regional eleitoral, desembargador Marcos Machado, e o secretário estadual de Educação, Alan Porto. Durante o encontro, foi definido um plano de ação que envolve diretamente as 630 escolas estaduais, com o apoio de gestores regionais, professores e grêmios estudantis. Segundo o desembargador Marcos Machado, o envolvimento da juventude é fundamental para fortalecer a democracia. “A juventude tem papel central na construção da democracia. Queremos estimular os jovens a participarem da vida política de forma consciente e também contribuir para que eles levem essa conscientização para dentro de casa, ampliando o alcance da Justiça Eleitoral”, afirmou o corregedor.

 

Entre as ações previstas está a realização do chamado “Dia B”, a ser instituído nas escolas para tratar exclusivamente da biometria e do título eleitoral, com atividades informativas e de mobilização. Também será promovido o engajamento dos grêmios estudantis, que serão incentivados a produzir vídeos e conteúdos digitais voltados às redes sociais. O material produzido poderá ser compartilhado nas redes da própria Justiça Eleitoral.

 

O secretário Alan Porto destacou que a Seduc está comprometida em apoiar integralmente o projeto. “Educar para a cidadania é um dos papéis mais nobres da escola. Com essa parceria, vamos além do ensino formal, estimulando nossos jovens a exercerem seus direitos políticos e a influenciarem positivamente seus lares”, declarou.

 

Plano de Ação

 

Segundo a secretária adjunta executiva da Seduc, Flávia Emanuelle, outras medidas importantes foram pactuadas, como a possibilidade de realização de mutirões nas escolas, inclusive aos sábados, para facilitar o acesso dos estudantes e familiares. “Hoje temos capacidade de conexão de internet de qualidade em todas as escolas estaduais, permitindo o acesso aos serviços eleitorais on-line e facilitando a realização de campanhas educativas digitais”.

 

Além disso, “será realizado um levantamento nas unidades escolares para identificar estudantes, professores e pais que ainda não possuem título de eleitor ou cadastro biométrico. O objetivo é direcionar esforços de forma mais eficaz e ampliar a base de dados da Justiça Eleitoral”, reforçou o assessor técnico da Corregedoria do TRE, Kelsen de França Magalhães.

 

A iniciativa reforça o compromisso do TRE-MT e da Seduc-MT com a promoção da cidadania e com o fortalecimento do processo democrático no estado. 

 

Fonte: https://www.tre-mt.jus.br/comunicacao/noticias/2025/Junho/tre-mt-e-seduc-mt-firmam-parceria-para-ampliar-cadastro-biometrico


topo