Bancos podem flexibilizar atendimento presencial contra o coronavírus
segunda-feira, 06 de abril de 2020, 12h07
As instituições do sistema financeiro devem assegurar a prestação dos serviços financeiros essenciais à população enquanto perdurar o risco à saúde pública.
Para assegurar a saúde da sociedade frente à Covid-19 (coronavírus) e ao mesmo tempo garantir a prestação de serviços essenciais, o Banco Central (BC) determinou que as instituições financeiras ajustem seus horários de atendimento ao público nas agências presenciais.
O BC recomenda que os clientes de produtos e serviços bancários utilizem sempre que possível os canais digitais, como internet banking e aplicativos para celular. Somente se necessário, deve-se recorrer aos caixas eletrônicos.
Somente aquelas pessoas que não têm acesso a canais eletrônicos ou têm dificuldade em acessá-los devem recorrer às agências bancárias para realizar transações essenciais, como saques em dinheiro, pagamento de contas ou transferências de recursos. Esses casos serão avaliados pelas instituições financeiras.
O BC, em conjunto com as instituições financeiras, está trabalhando em planos de contingência para facilitar que todos os serviços essenciais sejam prestados.
Os bancos e demais instituições deverão informar os clientes quanto aos novos horários de funcionamento das suas agências, bem como outras medidas emergenciais destinadas a evitar aglomerações de pessoas.
Fonte: Banco Central do Brasil.