Representantes do MPPI e da Águas do Piauí discutem soluções para problema de abastecimento de água na região de Simplício Mendes
sexta-feira, 05 de dezembro de 2025, 15h50
.png)
O promotor de Justiça Juciano Marcos da Cunha Monte, que responde pela 2ª Promotoria de Justiça de Simplício Mendes, participou de uma reunião com o representante do setor jurídico da Aegea, nesta quinta-feira (4). O encontro ocorre após uma série de procedimentos instaurados pelo Ministério Público do Piauí (MPPI) para apurar problemas no serviço de abastecimento de água na região de Simplício Mendes.
O encontro foi motivado por questionamentos sobre as falhas de abastecimento verificadas desde o mês de junho de 2025 e sobre a aplicação de medidas emergenciais. Os problemas ocorrem em meio ao período de transição da concessão da antiga estatal Agespisa para a empresa privada Aegea, que passou a atuar nos municípios do interior do Piauí por meio da subsidiária Águas do Piauí.
Durante a reunião, o gerente jurídico da Águas de Teresina, Paulo Roberto Sento Sá Reis, forneceu detalhes sobre o funcionamento da nova concessionária, que deve providenciar um mapeamento das condições do sistema de água e esgoto dos municípios recém-incluídos em sua área de atuação. “Foi um bom diálogo, abrindo portas para solução dos problemas sem necessidade de demanda judicial”, afirmou o promotor Juciano Monte, sobre a reunião.
Ao longo dos últimos meses, o Ministério Público do Piauí (MPPI) verificou que os problemas de abastecimento de água são semelhantes em todos os locais afetados pela transição. No município de Simplício Mendes, o desabastecimento durou 5 dias consecutivos na última semana de novembro. Em Paes Landim, a população local utilizou a Rede Procon para registrar reclamações.
Em Campinas do Piauí e Conceição do Canindé, moradores se manifestaram por meio de um abaixo-assinado que denunciou interrupções frequentes e sem aviso prévio à população. Já em São Francisco do Piauí, uma representação da Câmara Municipal motivou a abertura de um procedimento administrativo. A reunião também discutiu soluções para os municípios de Bela Vista do Piauí, Socorro do Piauí, Floresta do Piauí e Santo Inácio do Piauí.
Fonte: MPPI