Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Agência Brasil: Black November já registrou 39 mil tentativas de fraude on-line

por Fábio Cardoso

sexta-feira, 14 de novembro de 2025, 14h16

 

A Black November chegou e com ela o alerta sobre golpes envolvendo plataformas de compras online. Entre os dias 1º e 8 de novembro, foram registradas 39 mil tentativas de fraude que, se bem sucedidas, gerariam um prejuízo de até R$ 29 milhões aos varejistas. Os números são da Serasa Experian, que também identificou a ocorrência de mais de 4 milhões de compras na primeira semana do mês, que movimentaram R$ 2,4 bilhões.

 

O levantamento analisou os impactos das fraudes em compras online durante a primeira semana da “Black November”, uma extensão da “Black Friday” que mantém os descontos e promoções para todo o mês de novembro. Além disso, comparou os números com os do mesmo período em 2024. Segundo o levantamento, houve uma queda nas tentativas de fraude em relação ao ano passado, que registrou mais de 53 mil tentativas.

 

Os criminosos se passam por negociantes legítimos, por vezes criando páginas de compras falsas, e enganam os clientes oferecendo produtos com preços abaixo do valor de mercado. Assim que o consumidor entra na página e realiza a compra, ele descobre que tudo não passou de uma farsa e o produto não existe. Por isso, a prevenção é o melhor caminho. É preciso desconfiar ao receber uma mensagem contendo promoção tentadora por e-mail ou Whatsapp, como explica o gerente executivo de Prevenção e Fraude da Serasa Experian, Luiz Felipe Morra.

 

"Verifique a URL em que você está, o site. É o site verdadeiro? Ou esse site ele está iniciando com números ou alguma sequência numérica de letras estranha. Também tome cuidado com links em que você só tem uma opção de pagamento, Pix, por exemplo. Os fraudadores eles gostam de usar esse tipo de estratégia, porque uma vez que você fez uma transação instantânea, é muito mais difícil recuperar". 

 

Outra dica é verificar o CNPJ da loja online responsável pela venda, para se certificar que ela é confiável. Luiz Felipe Morra também orienta como o consumidor deve agir caso seja vítima de golpe. "O primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência, ele pode ser feito online. Em seguida, entre em contato com a instituição financeira que você tem o relacionamento, do teu cartão de crédito, e peça o bloqueio ou suspensão daquele pagamento daquela compra.

 

Se houve compartilhamento de dados pessoais, monitore o CPF, isso te ajuda a ver se, em tempo real, tem algum fraudador utilizando o teu CPF". As fraudes, somadas a outros fatores, como a falta de promoções ou mudanças de comportamento dos consumidores, afetam o mercado.

 

Na primeira semana de novembro, houve redução de 15% do volume de compras e 12% do valor movimentado em relação ao ano anterior. A Serasa Experian informou, ainda, que o valor médio das tentativas de fraude caiu de R$ 1.165 em 2024, para R$ 748 neste ano. Já o ticket médio dos pedidos legítimos passou de R$ 540 para R$ 558.

 

Fonte: Agência Brasil


topo