Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Procon-SP: Procon São Paulo fiscaliza postos de combustíveis no ABC durante o final de semana e interdita um em São Bernardo

quarta-feira, 15 de outubro de 2025, 14h21

 

Fiscais do Procon-SP interditaram um posto de combustível em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, por falhas consideradas graves como impedir a continuidade da vistoria; não possuir notas fiscais dos combustíveis comercializados e não informar os nomes dos distribuidores nas bombas de abastecimento. Em outro posto, os funcionários deixaram o local durante a fiscalização.

 

Dos nove estabelecimentos vistoriados, seis apresentaram irregularidades, incluindo ausência de notas fiscais, falta de informações obrigatórias nas bombas e ausência de painéis de preços na entrada, em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor e demais legislações vigentes. 

 

Estas fiscalizações foram resultado de denúncias feitas por consumidores no site do Procon-SP e por outras instituições; desde meados deste ano a Fundação retomou ações aos finais de semana, também em função de denúncias sobre mudança de posturas de alguns estabelecimentos em relação à forma de trabalhar entre segunda e sexta.

 

As ações de fiscalização em postos de combustíveis se tornaram mais estratégicas e necessárias, por causa da suspeita das autoridades policiais que investigam a possibilidade de adulteradores de bebidas terem adquirido etanol em postos de combustíveis, os quais, por sua vez, estaria comercializando o produto também adulterado, com a adição de metanol – substância altamente tóxica e que traz sérios riscos para as pessoas, inclusive quando usado como combustível automotivo.

 

Como o consumidor pode se proteger

 

O Procon-SP orienta os consumidores a redobrarem a atenção ao abastecer. Caso identifiquem práticas suspeitas — como preços muito abaixo da média ou indícios de adulteração —, devem registrar uma denúncia no site www.procon.sp.gov.br.

 

Para formalizar a denúncia, é necessário:

 

📍 Realizar um cadastro no site do Procon-SP;

📍 Apresentar cupom ou nota fiscal com CNPJ, nome e endereço do posto;

📍 Informar a bomba utilizada e o horário do abastecimento, se houver suspeita de combustível adulterado.

 

O consumidor pode solicitar anonimato e seus dados não serão compartilhados com o estabelecimento. As denúncias fundamentadas podem resultar em novas fiscalizações e sanções administrativas.

 

Abasteça com segurança

 

Outra medida preventiva é optar por postos que utilizam bombas certificadas pelo Ipem-SP, equipadas com tecnologia antifraude volumétrica. No portal do Procon-SP há um link direto para a lista de postos com equipamentos certificados e orientações adicionais para garantir abastecimentos seguros e transparentes.

 

O que observar ao abastecer o veículo

 

O Procon-SP recomenda que, ao abastecer o seu veículo, o consumidor tenha atenção a alguns pontos para tentar se prevenir e evitar problemas com combustível adulterado:

 

📌 Verificar se o preço está muito abaixo da média; os postos de combustíveis não trabalham com margem alta de lucro/litro, então preços muito abaixo podem indicar alguma irregularidade, seja de quantidade ou qualidade.

📌 Ao abastecer com etanol, verifique o termo densímetro da bomba; todas as bombas de etanol têm que ter este equipamento, que fica na parte de cima, com as instruções para leitura. Não garante totalmente a qualidade, mas é um indício de que o combustível está dentro das especificações.

📌 Checar se as bombas possuem selo de verificação do INMETRO/IPEM; a aferição das bombas abastecedoras é obrigatória e no site do Procon-SP há um atalho para uma lista de postos com bombas certificadas pelo IPEM com um novo sistema antifraude.

📌 Todo consumidor pode solicitar o teste do combustível ao frentista. O posto é obrigado a possuir equipamento (proveta) e funcionário capacitado para realizar o teste de qualidade, em que é possível verificar o teor de etanol na gasolina e o teor alcoólico do etanol, assim como seu aspecto.

📌 Sempre solicitar nota/cupom fiscal – não fornecer nota fiscal é um forte indício de que o local opera de forma irregular.

📌 Se possível, não variar os postos em que abastece, assim fica mais fácil identificar o estabelecimento caso tenha problema. Nem sempre o combustível adulterado causará danos imediatamente; por isso, pode ser difícil afirmar que o problema ocorreu em seu último abastecimento.

📌 Checar a autorização de funcionamento – todo posto é obrigado a exibir uma placa com os dados da empresa (Razão Social, CNPJ, Endereço, Nº de Autorização da Agência Nacional do Petróleo – ANP). É possível consultar se esta autorização está válida no site da ANP.

 

Fonte: Procon-SP


topo