Procon-MT é escolhido para representar a Região Centro-Oeste no Colegiado Nacional de Procons Estaduais
sexta-feira, 06 de junho de 2025, 17h58
.png)
A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), vinculada à Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), foi escolhida para representar a Região Centro-Oeste no Colegiado Nacional de Procons Estaduais (CNPE). O grupo, criado em maio deste ano, reúne Procons de todas os estados brasileiros em prol da defesa dos consumidores.
De acordo com a secretária de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso, coronel Grasi Paes, a escolha do Procon-MT para representar a Região Centro-Oeste no Colegiado Nacional de Procons Estaduais reforça a credibilidade e o protagonismo que o órgão conquistou no cenário nacional. Vinculado à Setasc, o órgão tem se destacado pela atuação técnica, comprometida e pelo trabalho contínuo em defesa dos direitos do consumidor.
“Essa indicação é motivo de honra para o Governo de Mato Grosso e para toda a equipe da Setasc. Reconhece não apenas a competência técnica do Procon-MT, mas também o esforço coletivo em promover justiça nas relações de consumo. Temos certeza de que essa representatividade contribuirá para o avanço de políticas públicas mais eficazes e integradas em todo o país, beneficiando diretamente a população brasileira”, ressaltou.
A secretária adjunta do Procon-MT, Cristiane Vaz, que representará o Procon-MT no Colegiado, explica que o objetivo do CNPE é fortalecer a atuação dos Procons Estaduais, unificar posicionamentos, padronizar procedimentos, promover ações coordenadas, evitar insegurança jurídica e, principalmente, fortalecer a luta pelo direito do consumidor. Cristiane Vaz lembra que por muito tempo os Procons atuaram de forma descentralizada, cada um em seu território, enfrentando sozinhos desafios que eram comuns.
“Fomos indicados como representante da Região Centro-Oeste em razão dos anos de experiência dedicados à proteção e defesa do consumidor. O Colegiado representa um espaço democrático e estratégico para decisões com impacto direto na vida dos consumidores. Esperamos contribuir com o grupo, a fim de garantir um mercado de consumo mais justo e equilibrado em todo país”, afirma a secretária adjunta do Procon-MT.
A eleição das Diretorias Regionais ocorreu na quarta-feira (4.6), no encontro do CPPE, realizado durante o 1º Congresso Internacional de Procons, em Santa Catarina. No evento também foi realizada a cerimônia oficial de fundação do Colegiado Nacional de Procons. Além do Procon-MT, integram o CNPE mais 11 dirigentes estaduais, totalizando 12 representantes. No biênio 2025-2026, o Conselho será presidido pelo Procon São Paulo (presidência) e Procon de Santa Catarina (vice-presidência).
Fonte: Procon-MT