Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Procon-ES: Procon capixaba e IPEM-ES intensificam fiscalização em Cachoeiro de Itapemirim com apreensões em supermercados

sexta-feira, 27 de setembro de 2024, 15h54

Prodest desenvolve aplicativo Procon-ES. Veja como usar

 

Uma operação de fiscalização conjunta foi realizada entre o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem) em supermercados, fábricas e outros estabelecimentos comerciais de Cachoeiro de Itapemirim. A ação ocorreu de segunda-feira (16) a sexta-feira (20) e teve como objetivo garantir a conformidade e a qualidade dos produtos e serviços disponíveis na região, reforçando assim o compromisso com a proteção dos consumidores.

 

Durante a fiscalização, o Procon-ES recolheu mais de 220 quilos de produtos vencidos e impróprios para o consumo, incluindo cervejas, refrigerantes e iogurtes. Além disso, foram retirados da área de vendas frangos, carnes e embutidos que estavam vencidos, sem informações sobre data de fabricação, validade e fracionamento, e cujas embalagens estavam danificadas.

 

Já a equipe técnica do Ipem-ES verificou produtos pré-embalados, como alimentos e bebidas, que devem atender a requisitos rigorosos quanto à quantidade e qualidade informadas nas embalagens. A fiscalização visa garantir que os consumidores recebam exatamente o que foi anunciado, evitando qualquer tipo de irregularidade.

 

Além disso, foram inspecionados produtos certificados e regulamentados, incluindo brinquedos, panelas, fósforos, isqueiros e eletrodomésticos. Esses itens precisam seguir normas técnicas e de segurança estabelecidas, fundamentais para a proteção do consumidor final.

 

A fiscalização também incluiu a verificação de instrumentos de medição, como balanças e bombas de Gás Natural Veicular (GNV). Para este último, os fiscais utilizaram um dispositivo padrão que mede a quantidade de GNV durante o abastecimento de um cilindro instalado em um veículo, garantindo que o volume entregue esteja de acordo com o indicado.

 

Informações à Imprensa:

 

Assessoria de Comunicação do Procon Estadual

Amanda Ribeiro

(27) 9 9975-2490

imprensa@procon.es.gov.br

 

Fonte: Procon-ES


topo