Gov-RJ: SEDCON apura danos a consumidores causados por apagão cibernético global
segunda-feira, 22 de julho de 2024, 14h22
Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) está atenta ao apagão cibernético global ocorrido nesta sexta-feira, 19 de julho, que afetou sistemas de computadores no mundo todo, tirando do ar emissoras de TV, causando instabilidades em serviços bancários e até mesmo suspendendo voos.
Uma falha de software derivada da atualização de um produto da empresa de segurança cibernética CrowdStrike foi o que causou o apagão, que afetou clientes que usam o sistema operacional Windows, da Microsoft. A Microsoft informou que o problema já foi corrigido, e que não se tratou de um ataque hacker, mas, apenas, uma falha de sistema.
A SEDCON irá apurar junto às instituições financeiras as falhas ocorridas e demais problemas que possam ter prejudicado os clientes, a fim de adotar as medidas administrativas cabíveis para a reparação de eventuais danos sofridos pelos consumidores.
A SEDCON disponibiliza os seus canais de comunicação para receber eventuais reclamações de consumidores que tenham sido lesados em decorrência deste apagão. O Fala Consumidor é o nosso canal de denúncias que funciona 24h por dia, por Whatsapp, telefone e email:
Whatsapp: (21) 99336-4848
Telefone: 0800-2020143
Email: atendimento@sedcon.rj.gov.br
SEDCON, sempre na defesa dos direitos dos consumidores e de relações de consumo transparentes, justas e responsáveis!
Fonte: Governo do Rio de Janeiro