Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Gov-RJ: Defensoria Pública inaugura Escola de Educação Financeira, a SEDCON apoia essa iniciativa importante para todos os consumidores. 

quarta-feira, 17 de julho de 2024, 15h47

O cidadão do Rio de Janeiro tem mais um canal de suporte para evitar problemas nas relações de consumo. No dia 12 de julho, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) inaugurou a Escola de Educação Financeira, voltada a pessoas endividadas e também ao público em geral como forma de evitar o superendividamento. O problema afeta boa parte da população. Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo, em maio deste ano quase 80% das famílias brasileiras possuíam dívidas e, dentre essas, cerca de 20% tinham mais da metade da renda familiar comprometida com o pagamento delas. 

 

 

A Escola de Educação Financeira da DPRJ vai contar com uma programação multidisciplinar com a realização de atividades presenciais e remotas, como cursos, palestras, workshops, seminários, produção de podcasts, orientações e consultorias sobre crédito bancário, financiamentos, juros, consumo responsável, orçamento familiar e até atendimento psicológico, e vai ainda capacitar os servidores para melhor atender os inadimplentes. Temas como finanças, economia, legislação, comportamento, sustentabilidade e planejamento de orçamento familiar vão nortear as atividades, que vão se destinar, principalmente a pessoas de baixa renda, endividados, idosos e populações vulneráveis em geral. É esperado também o intercâmbio com outras instituições e órgãos que trabalhem com o tema.

 

 

A Defensoria Pública, assim como a SEDCON, integra o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor junto com outros órgãos, como o Ministério Público do Estdo do Rio de Janeiro (MPRJ), as Comissões de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, da Câmara dos Vereadores e da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro, e os Procons municipais e estadual (Procon-RJ). A SEDCON reconhece o superendividamento como um dos principais vilões do orçamento doméstico, que causa inúmeros danos na vida do consumidor, desde a incapacidade de pagar contas básicas, o que pode gerar problemas com a Justiça, ordens de despejo, inadimplência, cortes de crédito, até problemas físicos e psicológicos, como doenças por dificuldades para comprar alimentos e remédios, até ansiedades e depressões.

 

Fala Consumidor

 

Um problema gravíssimo que afeta a vida de tantos e que precisa ser combatido em muitas frentes. A SEDCON está nessa luta e também tem previstas atividades complementares na Escola Estadual de Defesa do Consumidor, projeto atualmente em desenvolvimento pela Secretaria que oferecer vai cursos presenciais e online com profissionais especializados em áreas que fazem parte das relações de consumo. Educação para o consumo e capacitações sobre o funcionamento do Sistema Estadual e o Código de Defesa do Consumidor vão nortear ações para servidores, profissionais que trabalham com o tema e demais interessados. 

 


A SEDCON se põe ao lado da Defensoria Pública nessa luta contra o superendividamento que tanto prejudica as relações de consumo e as vidas das pessoas, e elogia a iniciativa da DPRJ, na certeza de que estamos caminhando juntos para o fortalecimento do nosso Sistema Estadual de Defesa do Consumidor.

 

Fonte: Gov-RJ


topo