Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Curso vai capacitar profissionais de segurança pública para atuação em casos de feminicídio

por Ministério da Mulher

terça-feira, 20 de outubro de 2020, 17h37

Curso vai capacitar profissionais de segurança pública para atuação em casos de feminicídio

 

Pofissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) serão capacitados para atuar em casos de feminicídio. O lançamento do Curso de Introdução ao Protocolo de Investigação e Perícia em Crimes de Feminicídio foi realizado nessa quarta-feira (14). A cerimônia ocorreu no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

 

A secretária nacional de políticas para mulheres, Cristiane Britto, acompanhou a solenidade. Na ocasião, ela representou a titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), ministra Damares Alves.

 

"Destaco que esse alinhamento entre o MJSP e a SNPM tem propiciado um grande avanço na construção de políticas públicas eficientes. Alinhada com essa ação, a secretaria lançará, em breve, o Plano Nacional de Combate ao Feminicídio, mais um instrumento na busca para a proteção das mulheres do Brasil", destacou Britto.

 

O curso, criado em uma parceria entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen), tem o objetivo de aperfeiçoar a apuração de crimes de feminicídio e tornar o processo mais ágil e eficiente.

 

A capacitação online será realizada pelo portal Ead-Segen e terá quatro módulos, com carga horária de 10 horas/aula.

 

Os profissionais terão acesso a panoramas da violência contra mulheres e a bases conceituais sobre sexo e marcos jurídicos, com destaque para a importância da atuação qualificada. O conteúdo abordará questões que vão desde o registro da ocorrência até a conclusão da investigação criminal, com ênfase na preservação de elementos da cena do crime.

 

O evento de lançamento foi conduzido pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça. Além da secretária Cristiane Britto, participaram o secretário nacional de Segurança Pública do MJSP, Renato Paim; o secretário de Gestão e Ensino em Segurança Pública do MJSP, Josélio Azevedo; e a representante da Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres Brasil, Anastasia Divinskaya.

 

Fonte: Ministério da Mulher, da Família, e dos Direitos Humanos.


topo