Cemulher formaliza 95ª Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher em Nobres
terça-feira, 09 de dezembro de 2025, 12h04
.png)
A Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Nobres foi oficialmente formalizada na quarta-feira (4), alcançando a marca de 95 redes instaladas em Mato Grosso. A iniciativa integra o trabalho da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça (Cemulher-MT), coordenada pela desembargadora Maria Erotides Kneip, que atua de forma estratégica para fomentar a criação e o fortalecimento das redes em todo o Estado.
A assinatura do termo de cooperação reuniu representantes do Judiciário, Executivo municipal, órgãos parceiros e sociedade civil, reforçando a importância do trabalho integrado na proteção das mulheres.
O juiz titular da Comarca, Daniel Campos, enfatizou a importância da articulação local para reverter o cenário estadual. “A assinatura do termo é um passo significativo para o combate à violência de gênero. Mato Grosso ainda ocupa índices preocupantes nessa temática, um título que não nos orgulha. Aqui em Nobres demos o primeiro passo, e tenho certeza de que os resultados serão extremamente positivos, com redução significativa desses crimes”, afirmou.
A secretária de Assistência Social de Nobres, Rosemari Camilo Hoepers, destacou a união entre instituições como elemento essencial para avançar no enfrentamento à violência. “Estamos muito felizes de fazer parte da assinatura do termo que vai fazer essa rede de proteção acontecer. Às vezes trabalhamos isoladamente, mas quando nos juntamos ficamos mais fortes e podemos criar ainda mais políticas públicas para cuidar e proteger nossas mulheres”, afirmou.
Para o superintendente da Secretaria Municipal de Saúde, Kadrialson Ribeiro, a rede representa um mecanismo fundamental de conscientização e transformação social. “Não basta apenas trabalharmos de forma repressiva, mas também de maneira positiva, levando informação e reforçando esse grande ‘não’ contra a violência doméstica. A união de todas as secretarias, do Judiciário e da sociedade civil torna os direitos das mulheres cada vez mais concretos”, ressaltou.
Representando a 4ª subseção da OAB/MT, João Balbino destacou a relevância do compromisso institucional assumido. “É uma honra participar deste evento. Parabenizo o Poder Judiciário por trabalhar para que possamos, no futuro, comemorar estatísticas mais favoráveis, com uma redução drástica desses números. Que Deus nos ajude a evoluir nesse sentido”, declarou.
A instalação da 95ª rede demonstra o compromisso do Judiciário mato-grossense com políticas públicas de prevenção, proteção e atendimento às mulheres em situação de violência, fortalecendo a atuação integrada e ampliando o alcance das ações em todo o Estado.
Fonte: TJMT