Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJDFT premiará trabalhos de escolas pelo fim da violência contra meninas e mulheres

terça-feira, 12 de novembro de 2024, 17h58

Audiodescrição: divulgação do 5 Congresso Maria da Penha vai à Escola. Mão segurando lâmpada contendo o símbolo do MPVE, que é uma margarida. Assinatura do TJDFT.

 

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), por meio do seu Núcleo Judiciário da Mulher (NJM), realiza, nesta quarta-feira, 13/11, o 5º Congresso Maria da Penha Vai à Escola (MPVE), evento que vai premiar as melhores práticas produzidas pelas instituições de ensino do DF, inscritas na Mostra Cultural Cultura de Paz – Pelo fim da violência contra meninas e mulheres.  

 

A solenidade acontece, a partir das 13h30, no Auditório Coronel José Nilton Matos, da Academia do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). O Congresso integra a programação da 28ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa

 

Participaram da seleção profissionais da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEE-DF), do Instituto Federal de Brasília (IFB), da Universidade de Brasília (UnB) e do Centro Universitário de Brasília (Ceub), instituição que é parceira do MPVE. 

 

Os estudantes regularmente matriculados na rede pública de ensino do DF (SEEDF, IFB e UnB) e no Ceub também submeteram projetos acadêmicos e artísticos para participar da mostra cultural. Ao todo, foram inscritas 23 práticas de profissionais da educação e 12 trabalhos de alunos, em modelos individuais e em grupo. 

 

O objetivo do concurso é motivar profissionais da área da educação e estudantes a disseminarem iniciativas relacionadas ao tema, assim como divulgar e dar visibilidade às práticas inovadoras que contribuam para prevenção e enfrentamento da violência de gênero nas escolas. 

 

O TJDFT lembra que o enfrentamento à violência contra as mulheres é uma luta de toda a sociedade e começa na escola. Compareça e prestigie os trabalhos que serão premiados

 

Audiodescrição: divulgação da 28ª Semana Justiça pela Paz em Casa que ocorre de 25 a 29 de novembro. Assinatura do programa, do CNJ e do TJDFT. Imagem de mulher negra de perfil. Onda em degradê azul e verde.

 

Idealizada pela então Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministra Cármen Lúcia, em março de 2017, por meio da Portaria 15 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Semana Justiça pela Paz em Casa foi transformada oficialmente em Programa Nacional Justiça pela Paz em Casa pela Resolução 254/2018.  

 

Atualmente, a iniciativa acontece três vezes ao ano – nos meses de março, agosto e novembro –, em todos os tribunais estaduais do país, simultaneamente. A 28ª edição ocorre de 25 a 29 de novembro. 

 

O objetivo da Semana é promover a conscientização contínua sobre o problema da violência de gênero, alcançar a comunidade e instituições parceiras, bem como realizar esforço concentrado de audiências e sentenças, em todos os Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher espalhados pelo DF. 

 

No TJDFT, as ações acontecem acontecem ao longo de todo o mês e são promovidas pelo Núcleo Judiciário da Mulher (NJM), sob a coordenação da 2ª Vice-Presidência. 

 

Fonte: TJDFT

 


topo