Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Ação oferecerá serviços de cidadania para mulheres em Belém

sexta-feira, 01 de março de 2024, 13h25

Ocorrerá no dia 10 de março, na Praça da República, em Belém, a ação Justiça e Cidadania por Elas, alusivo ao Dia Internacional da Mulher. Junto com órgãos parceiros, o Poder Judiciário do Pará encabeça a ação, por meio da Ouvidoria da Mulher, que faz parte da programação da 26ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, campanha nacional de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher realizada pelo Judiciário brasileiro. 

 

Também será disponibilizado pelo Judiciário paraense atendimento jurídico judicial ou extrajudicial como reconhecimento voluntário de paternidade e audiências de mediação e conciliação, além de orientação às mulheres em situação de vulnerabilidade realizada pela Ouvidoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Pará. O Serviço Médico do TJPA ainda realizará uma caminhada com concentração na escadinha da Avenida Presidente Vargas até a Praça da República, onde ocorrerá uma demonstração de defesa pessoal para as mulheres através da arte marcial israelense para defesa pessoal Krav-Maga. 

 

A Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do TJPA realizará na ação serviços de orientação, encaminhamentos para rede socioassistencial.


Através dos órgãos parceiros, também serão disponibilizados à população os serviços de emissão de documentos, distribuição de cestas básicas, enxovais e máquinas de costura, divulgação de cursos técnicos, atendimentos médicos e odontológicos, vacinação, testes rápidos, palestras sobre saúde, além de apresentações musicais, entre outros.

 

São parceiros do TJPA no evento a Defensoria Pública do Estado do Pará, a Polícia Civil, a Receita Federal, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Fundação Parápaz, Secretaria de Estado das Mulheres (Semu), Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Secretaria de Estado de Articulação e Cidadania (Seac), Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Associação de Magistrados do Estado do Pará, COIMPA, Corpo de Bombeiros do Estado do Pará, o Grupo Mulheres do Brasil (Núcleo Belém) e a Frente Nacional das Mulheres com Deficiência.

 

 

Fonte: TJPA


topo