CRAM de Coxim recebe visita de pesquisadora da UFMS e compartilha experiências sobre o enfrentamento à violência contra a mulher
sexta-feira, 12 de janeiro de 2024, 13h10
O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) de Coxim, através da Secretaria de Assistência social, recebeu nos dias 11 e 12 de janeiro a Aline da Rocha Schultz, psicóloga e mestre em sociologia, atualmente engajada em uma pesquisa de doutorado em Linguística pela UFMS campus de Três Lagoas. O foco da pesquisa é compreender as políticas públicas para mulheres vítimas de violência, sob a perspectiva da experiência da mulher em situação de vulnerabilidade em todas as mesorregiões de Mato Grosso do Sul.
A equipe visitou a Polícia Militar do 5º Batalhão, participando ativamente do programa Mulher Segura (PROMUSE). No qual as discussões incluíram a análise da rede de articulação de enfrentamento à violência contra a mulher. Em seguida, dirigiram-se à Delegacia de Atendimento à Mulher, onde a pesquisadora dialogou com a delegada e os investigadores e escrivães.
A pesquisadora teve a gratificante oportunidade de realizar o conhecimento da honorável juíza Tatiana Said, do eminente prefeito Edilson Magro, do ilustre secretário de assistência social Rudinei Vendrusculo, da respeitável vereadora Adriana Nabhan e da destacada Dr.ᵃ Jessica Oliveira atual presidente do Conselho Municipal da Mulher, e pôde constatar que todos eles, de forma efetiva, colaboraram para o aprimoramento e consolidação das diretrizes governamentais voltadas para o público feminino.
A pesquisa foi concluída com dados provenientes de entrevistas realizadas com algumas usuárias, proporcionando uma compreensão aprofundada das complexidades enfrentadas por mulheres em situação de violência doméstica no município.
“Durante a minha pesquisa, tenho me dedicado como pesquisadora na área de políticas voltadas para o atendimento à mulher e como mulher e consciente das dificuldades que enfrentamos nos espaços acadêmicos, fiquei extremamente feliz com a recente visita de outra pesquisadora também engajada nesse tema” Ressalta a Psicóloga Técnica Mayara Duarte responsável pelo Centro de Referência em Atendimento à Mulher de Coxim.
A presença dessa pesquisadora em nossa instituição e na nossa cidade foi de suma importância para o nosso crescimento e aprofundamento no campo das políticas públicas para as mulheres. Pudemos trocar experiências, compartilhar dados e discutir novas abordagens para lidar com os desafios que enfrentamos diariamente.
Fonte: Prefeitura de Coxim-MS