Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Violência contra mulher: Programa para homens agressores será lançado dia 7

quarta-feira, 09 de novembro de 2022, 13h18

 

O programa de extensão “Serviços reflexivos para homens autores de violência contra as mulheres no âmbito doméstico e familiar” será lançado nesta segunda-feira (7/11), em uma parceria entre o Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Rondonópolis, e a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). O lançamento ocorre às 19h, no auditório do Bloco de Enfermagem da UFR.

 

O coordenador do programa de extensão é o professor George Moraes De Luiz, da Faculdade de Psicologia do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFR, que explica que a iniciativa é um serviço que vai trabalhar com homens com penas mais leves, que se reunirão por um período de três meses e meio, em 12 módulos.

 

Contudo, inicialmente vai se constituir de uma qualificação para pessoas que querem trabalhar com esse público, envolvendo quase 40 pessoas. Depois, a partir de março de 2023, o serviço junto ao público começa efetivamente.

 

O evento de lançamento contará com a juíza Maria Mazarelo, da Vara da Violência Doméstica e Familiar; do delegado da Delegacia da Defesa da Mulher, Fernando Fleury; da presidente do Conselho da Mulher, Patrícia da Costa Carvalho; da professora Carmem Lúcia Sussel Mariano, do Curso de Psicologia da UFR; da professora Ana Paola de Souza Lima, coordenadora de extensão da UFR; do estagiário Ciro Lima Navarro; e do professor George Moraes.

 

O lançamento será composto inicialmente por uma mesa de abertura envolvendo os convidados, seguido da apresentação do programa de extensão pelo professor George Moraes. Por fim, a juíza Maria Mazarelo falará sobre “O trabalho com homens enquanto estratégia de enfrentamento às violências: perspectivas para o município de Rondonópolis”.

 

Manejo das emoções, inteligência emocional, reparação de danos, paternidade, sexualidade, relações íntimas, relações de gênero, regras de comportamento, violências vividas e praticadas, Lei Maria da Penha, mecanismos de responsabilização, relação do uso de drogas e violência, sentimentos, autocontrole emocional, aspectos emocionais e afetivos de uma relação a dois e saúde do homem são alguns dos tópicos que serão abordados no programa.

 

Vale lembrar que o professor também estruturou o projeto baseado em experiências anteriores de grupos reflexivos de homens desenvolvidos em Várzea Grande, Barra do Garças e Nossa Senhora do Livramento. “A violência é uma construção social. Os grupos reflexivos são uma forma de tentar não haver reincidência, oportunizar o tratamento, acolhimento e a reinserção”, enfatiza o professor.

 

Fonte: A TRIBUNA MT


topo