No MPSP+, promotor fala dos impactos de operação contra o crime no centro da capital
quinta-feira, 24 de outubro de 2024, 15h20
Para comentar os impactos da Operação Salus et Dignitas no combate à criminalidade organizada que age na região central de São Paulo, o promotor de Justiça Fabio Bechara, integrante do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), está no MPSP+ lançado nesta quinta-feira (24/10).
"A grande novidade dessa abordagem foi construir uma narrativa que permitisse gerar uma compreensão de uma conexão que se retroalimenta de diferentes fenômenos ocorrendo no mesmo contexto territorial, beneficiando-se da mesma cadeia logística", disse Bechara ao diretor do Centro de Comunicação Social, Claudio Augusto. O entrevistado explica ainda que os frequentadores da chamada cracolândia são vítimas desse ciclo, funcionando como mão de obra para um ambiente de exploração ilegal.
O promotor destaca também que a complexidade do problema apresentado na região tem exigido das instituições uma articulação integrada. "Quando olhamos para a questão do celular roubado, há também o contrabandeado, o descaminhado. Já a reciclagem irregular de lixo pode envolver não apenas a receptação de cobre roubado, mas também a violação das regras ambientais", explica Bechara.
Fonte: MPSP