Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Comissão de Cibersegurança encerra 2025 com palestra sobre proteção de dados em tempos digitais

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025, 16h37

 

Na noite desta quarta-feira, o auditório da ESA/MS sediou um evento da Comissão de Cibersegurança, Fraudes e Crimes Virtuais (COM-CSFV) da OAB/MS: a palestra “Segurança da Informação na Advocacia: Protegendo Dados em Tempos Digitais”, com Jeferson Pereira.

 

Na abertura, o Presidente Bitto Pereira parabenizou a comissão pela excelente escolha de tema para debate e troca de conhecimento e garantiu que o trabalho das comissões é que dá vida para instituição porque, embora no primeiro momento pareça direcionado para a advocacia, traz um reflexo para toda sociedade.

 

“Temos 120 comissões temáticas, nas mais diferentes áreas, e uma característica que me deixa muito feliz: a realização de eventos simultâneos. Enquanto estamos aqui debatendo, outras comissões estão também trabalhando. Estou muito honrado com o convite para a abertura deste evento e saibam que todas as iniciativas das comissões nessa Casa sempre terão nosso apoio”.

 

A Vice-presidente Marta do Carmo Taques também participou do evento e lembrou que a inteligência artificial já faz parte da vida cotidiana das pessoas, o que resulta na crescente necessidade de se estar atualizado.

 

“No futuro, em 20 ou 30 anos, teremos uma população de idosos e essa é uma preocupação mundial. Temos que estar preparados, com a tecnologia não voltada apenas para a parcela da juventude, mas também para a população mais experiente, o torna esse debate ainda mais importante para não cometermos o erro de violação de dados”.

 

O palestrante destacou as palavras da Vice-presidente da OAB/MS, quando esta afirma que tecnologia é para todos. Ele apontou que as crianças consomem tecnologia de maneira intensa e sem controle, falou sobre o cenário da cibersegurança no Brasil, que é um dos maiores consumidores do mundo de tecnologia, porém é um dos países que menos utiliza os padrões de tecnologia.

 

“O Brasil é o país que tem mais transações de pix, com 1,5 trilhão movimentados por mês, mas é um dos que sofre muitos ataques cibernéticos: em 2024 o número chegou a um milhão, o que significa 1.379 ataques por minuto, e esses podem ser pelo celular, por e-mail, entre outros meios de comunicação. O que esperar para 2026 se não levarmos conhecimento sobre segurança? Iniciativas como essa são o primeiro passo para chegarmos até a informação”.

 

No comando do evento, realizado com transmissão ao vivo pelo canal da ESA/MS no youtube, estava a Presidente da COM-CSFV, Silvia Aparecida Ibanez Matins; acompanhada da Vice-presidente, Carolina Martins Pitthan e Silva, e do Secretário-Geral, Luiz Guilherme Pinheiro de Lacerda.

 

A íntegra da palestra está disponível no https://www.youtube.com/watch?v=i4THvbucha8.

 

Fonte: OAB - MS.


topo