Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Redes sociais da Conmebol sofrem ciberataque

quinta-feira, 21 de agosto de 2025, 17h06

 

Nesta semana, o perfil oficial nas redes sociais da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) foi invadida por cibercriminosos. A ação foi percebida após ser publicado um relato em nome da Federação Internacional de Futebol (Fifa), afirmando que a instituição reconheceu o Palmeiras como campeão mundial de 1951, oficializando uma decisão que não existiu.

 

Segundo informações do G1, como a imagem circulou na internet, mesmo depois da publicação ser apagada, alguns usuários acreditaram que poderia ter sido uma invasão cibernética. A Conmebol não havia se pronunciado sobre o acontecido no início, mas depois confirmou para o portal de notícias do grupo Globo sobre o incidente. Foi informado ainda que, o controle da conta foi retomado logo após a descoberta da exposição.

 

Security Report tentou entrar em contato com a Confederação Sul-Americana de Futebol, mas ainda não teve respostas oficiais da organização latino-americana.

 

Segurança das Redes Sociais

 

Outro caso envolvendo redes sociais foi uma falha na transmissão do jornal “News 19” no canal do YouTube da Record News. De acordo com o comunicado teria interrompido a exibição de parte das matérias do programa. O incidente, que ocorreu durante a programação, foi confirmado pelo canal televisivo, mas não há informações se a ocorrência teria sido resultado de um ataque cibernético.

 

De acordo com os registros, a transmissão na rede social foi interrompida abruptamente para dar lugar a exibição de uma creepypasta chamada “The Wyoming Incident”. Este é um conteúdo produzido por usuários da rede como peça de terror.

 

*Com informações do portal G1

 

Fonte: Security Report.


topo