Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPES articula rede contra crimes violentos e reforça proteção às vítimas em Cachoeiro de Itapemirim

quinta-feira, 13 de novembro de 2025, 14h57

 

 

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional Criminal (CACR), realizou, nesta quarta-feira (05/11), reunião estratégica com o município de Cachoeiro de Itapemirim. O objetivo foi aprimorar o fluxo de atuação integrada no enfrentamento aos crimes letais e intencionais, incluindo homicídios e feminicídios, e fortalecer as ações de proteção e acolhimento às vítimas e seus familiares.

 

Participaram do encontro o Dirigente do CACR/MPES e membro do conselho do Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas (PROVITA ES), Promotor de Justiça Ronald Gomes Lopes, e a Promotora de Justiça Chefe Criminal de Cachoeiro do Itapemirim, Indira Diwali. 

 

Também estiveram presentes representantes e advogados do PROVITA ES, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, entidades de direitos humanos, conselhos municipais, gestores das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, e Promotores de Justiça atuantes nos dois municípios. A presença da rede municipal de proteção foi essencial para alinhar diretrizes e garantir respostas ágeis e integradas diante de situações de violência grave.

 

A iniciativa integra as diretrizes estratégicas do MPES para a prevenção e repressão qualificada dos crimes complexos e letais, com foco especial na atuação preventiva, no fortalecimento do sistema de justiça criminal e na redução da violência letal. 

 

No encontro, foi apresentado e discutido o fluxo institucional proposto pelo Ministério Público para garantir maior efetividade na proteção das vítimas, desde a fase inicial das investigações até a inclusão em programas especializados, como o de proteção a vítimas e testemunhas.

 

De acordo com o Dirigente do Centro de Apoio Criminal, a articulação interinstitucional e o fortalecimento da rede local são fundamentais para assegurar respostas rápidas, promover acolhimento humanizado e garantir a responsabilização efetiva dos autores de crimes graves.

 

“Nosso compromisso é fortalecer a atuação coordenada entre as instituições, garantindo que cada etapa – da investigação à proteção das vítimas – ocorra com segurança, eficiência e respeito aos direitos fundamentais”, destacou Ronald Gomes Lopes.

 

A construção conjunta dessas estratégias reforça o papel do Ministério Público como protagonista na defesa da vida e dos direitos das vítimas, promovendo integração, qualidade na investigação e políticas públicas voltadas à segurança e à dignidade humana.

 

Fonte: MPES


topo