Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

‘Sua Dor é Vista’ – MP de Sergipe e UFS lançam edital para mostra fotográfica sobre violência e dignidade humana

terça-feira, 07 de outubro de 2025, 19h09

 

O Ministério Público de Sergipe, por meio da Coordenadoria de Apoio às Vítimas (Coavit), em parceria com o Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), lançou nesta terça-feira, 7, o edital de convocatória para a mostra fotográfica “Sua Dor é Vista”. O evento de lançamento foi realizado no auditório do Departamento de Comunicação Social da UFS, com a presença do Promotor de Justiça Rogério Ferreira da Silva, Diretor da Coavit.

 

A iniciativa busca sensibilizar a sociedade sergipana sobre diferentes formas de violência através da fotografia. O diferencial do projeto está no compromisso ético: as fotografias devem ser produzidas em diálogo com as pessoas retratadas, respeitando sempre sua dignidade e agência. O projeto busca refletir sobre como representar situações de vulnerabilidade sem reproduzir violências através das próprias imagens.

 

Para o Promotor de Justiça Rogério Ferreira, o edital representa um passo importante na valorização da vítima, tanto no campo social quanto jurídico. “Pensamos em construir uma mostra fotográfica que representasse as diversas vítimas que temos hoje na sociedade, sejam elas vítimas diretas ou indiretas, de crimes, da omissão do poder público ou de desastres ambientais. A ideia é, através da fotografia, chamar atenção para a valorização da vítima, elevando seu patamar dentro de uma relação processual e na sociedade, como sujeito de direitos”, destacou.

 

Ele reforçou ainda o caráter educativo e transformador da iniciativa. “Queremos sensibilizar a sociedade para valorizar cada vez mais a figura da vítima. E esse momento é simbólico, porque estamos prestes a ver o Estatuto da Vítima ser aprovado no Senado Federal, transformando em lei uma série de direitos já reconhecidos internacionalmente”, completou o Diretor da Coavit.

 

 

A comissão de seleção e curadoria será formada pelas professoras da UFS, Greice Schneider e Erna Barros, ambas do Departamento de Comunicação Social, e pelo fotógrafo Marcelinho Hora, do Projeto Rebobina.

 

A professora Greice Schneider destacou a importância da parceria entre o Ministério Público e a universidade como uma forma de promover um diálogo mais amplo com a sociedade. “O edital Sua Dor é Vista nasce dessa parceria entre a Coavit e a Universidade Federal de Sergipe. É uma oportunidade de sairmos um pouco dos muros da universidade, estabelecendo um diálogo efetivo e sensível com a sociedade sobre a vulnerabilidade das vítimas”, afirmou.

 

Segundo ela, o caráter formativo também é central no projeto. “A mostra será composta por imagens feitas por alunos e alunas da UFS, com o objetivo de sensibilizar a sociedade e refletir sobre a responsabilidade de representar a dor do outro com respeito e empatia”, acrescentou.

 

As fotografias selecionadas irão compor uma mostra itinerante, que percorrerá pontos de grande circulação em Sergipe. Estudantes regularmente matriculados na UFS podem inscrever até três fotografias até 10 de novembro de 2025.

 

Fonte: MPSE


topo