Atendimento especializado a vítimas cresce em SC e ultrapassa números de 2024 neste mês
sexta-feira, 19 de setembro de 2025, 17h07
A Central de Atendimento Especializado às Vítimas (CEAV) já contabilizou 495 atendimentos em 2025, número superior ao total registrado em todo o ano de 2024. Desse total, 390 foram realizados para mulheres, enquanto os demais envolveram homens, demandas da rede de atendimento e outros perfis de usuários.
O serviço oferecido pela Justiça catarinense atua como canal especializado de atendimento, acolhimento e orientação às vítimas de crimes, atos infracionais e violência doméstica. Os atendimentos estão disponíveis por meio do Balcão Virtual, WhatsApp, e-mail e telefone durante o horário de expediente forense. O atendimento presencial pode ser realizado mediante agendamento com a equipe.
Quem pode requisitar o serviço são vítimas diretas ou indiretas de crimes ou atos infracionais e de violência doméstica e familiar, como maridos, esposas, companheiros, companheiras, familiares em linha reta, irmãos, irmãs e dependentes, cuja lesão tenha sido causada por um crime ou ato infracional.
Até setembro de 2025, foram registradas 274 solicitações de orientações e informações, frente às 239 recebidas em todo o ano de 2024. As medidas protetivas somaram 60 até o momento em 2025, enquanto em 2024 foram contabilizadas 99. As demais solicitações envolveram encaminhamentos diversos para a rede de atendimento, como assistência jurídica, atendimento psicológico e apoio psicossocial.
A modalidade mais utilizada neste ano foi o Balcão Virtual (215 atendimentos), seguida pelo WhatsApp (180), o que evidencia a relevância do atendimento remoto. Em 2024, o cenário era inverso, com maior procura pelo WhatsApp (205) e menor utilização do Balcão Virtual (164).
Os atendimentos presenciais também cresceram: 43 em 2025, frente a 25 em todo o ano anterior. O aumento coincide com a inauguração da Sala Lilás, espaço acolhedor voltado aos atendimentos presenciais, realizados mediante agendamento com a equipe multidisciplinar.
Quanto ao perfil territorial, os municípios com maior número de atendimentos em 2025 foram Florianópolis (165), São José (38) e Itajaí (25). Em 2024, os maiores registros ocorreram em Florianópolis (239), São José (37) e Joinville (34).
Os números confirmam o crescimento da procura pela CEAV e reforçam a importância do serviço como referência no atendimento especializado às vítimas, fortalecendo a rede de proteção em Santa Catarina.
Para Patrícia Pioner Abadie, servidora da CEAV, “quanto maior o investimento em campanhas de conscientização sobre a violência doméstica e a criação de espaços de diálogo com a sociedade, envolvendo mulheres e homens de diferentes territórios e classes sociais, maiores serão as chances de sensibilizar a população sobre o assunto. Essas iniciativas também contribuem para que as mulheres reconheçam situações de violência que vivenciam e se sintam encorajadas a buscar ajuda”.
A CEAV é coordenada pela desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho, tendo a juíza de direito Naiara Brancher como coordenadora adjunta. O nome oficial do serviço é extenso: Central de Atendimento Especializado às Vítimas de Crime, de Ato Infracional e de Violência Doméstica e Familiar no âmbito do Poder Judiciário de Santa Catarina.
Mais informações
Central de Atendimento Especializado às Vítimas de Crime, Ato Infracional e Violência Doméstica e Familiar no âmbito do PJSC - CEAV
E-mail: ceav@tjsc.jus.br(abre em nova aba/janela)
Telefone/WhatsApp Business: (48) 3287-2635
Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar – CEVID
E-mail: cevid@tjsc.jus.br(abre em nova aba/janela)
Telefone: (48) 3287-2636
Fonte: TJSC