Agosto Lilás: Podcast MPMS destaca projeto que fortalece a proteção de mulheres indígenas vítimas de violência em Caarapó
sexta-feira, 08 de agosto de 2025, 14h36

Em mais uma edição especial em alusão ao Agosto Lilás, o podcast institucional do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) recebeu a Promotora de Justiça Fernanda Rottili Dias, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Caarapó, que apresentou o projeto “Fortalecer para Cuidar”. A conversa foi conduzida pela Promotora de Justiça Lívia Bariani, Coordenadora do Grupo de Atuação Especial do Tribunal do Júri (Nojúri).
O projeto “Fortalecer para Cuidar” tem como finalidade o enfrentamento e combate à violência doméstica na Aldeia Te’yikue, em Caarapó, que abriga mais de 7 mil pessoas. A iniciativa concentra-se em quatro regiões macro da aldeia, Missão, Nhandejara, Bocajá e Saver, e busca fortalecer a escuta ativa, a prevenção e a proteção das mulheres indígenas da comunidade.
Durante a conversa, a Promotora de Justiça abordou os desafios enfrentados pelas mulheres indígenas, que sofrem com altos índices de violência e permanecem, muitas vezes, invisíveis para os sistemas de proteção. Entre os principais obstáculos estão o difícil acesso às delegacias, a ausência de transporte público, a barreira linguística e a carência de equipamentos públicos efetivos no território.
O episódio está disponível no canal do MPMS no YouTube e no Spotify.
Texto: Maurício Aguiar
Foto: Decom/MPMS
Revisão: Frederico Silva
Fonte: MPMS