Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Nuavv completa três anos com atuação expandida e mais de 3 mil vítimas atendidas

sexta-feira, 25 de julho de 2025, 14h52

 

O Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência Letal e Intencional (Nuavv), uma iniciativa do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), está completando neste mês três anos de operação. O balanço de atividades e atendimentos é positivo. Desde a sua implementação em julho de 2022, o Nuavv registrou 3.002 vítimas atendidas e um total de 5.522 atendimentos realizados.

 

Conforme os dados atualizados até junho de 2025, o Nuavv contabilizou 2.906 casos na área jurídica, 1.714 ações de busca ativa e 244 encaminhamentos. Foram realizados 23 estudos técnicos, aplicadas 59 práticas restaurativas, conduzidas 298 reuniões, organizados 56 cursos e eventos, e realizadas 53 atividades de divulgação, além de 36 visitas técnicas.

 

Inicialmente, o núcleos em Natal, o primeiro a ser concretizado, e depois em Mossoró e em São Gonçalo do Amarante, atendiam aos respectivos polos abrangendo Parnamirim, Macaíba e Regiões Agreste, Litoral Sul, Trairi, Potengi, Seridó, Extremoz, Regiões do Mato Grande, Sertão Central, Litoral Norte, Assú e Regiões Sertão do Apodi e Alto Oeste.

 

Depois, a partir de fevereiro de 2024, o núcleo expandiu sua atuação para todo o estado do Rio Grande do Norte. A ampliação permitiu que promotores de Justiça de qualquer Comarca solicitassem os serviços do Nuavv.

 

“Estamos numa curva ascendente. A vivência dessa atuação propiciou à equipe uma larga experiência seja nos atendimentos com os familiares de vítimas, sejas nas audiências ou nas sessões plenárias do Júri”, avaliou o coordenador do núcleo, o promotor de Justiça, Vinícius Lins. Para o futuro, ele espera que o Nuavv consiga se tornar ainda mais conhecido dos promotores de Justiça e também dos familiares de vítimas.

 

Como trabalha o Nuavv?

 

As demandas atendidas pelo Nuavv estão relacionadas a crimes violentos, incluindo homicídio, feminicídio, lesão corporal seguida de morte, latrocínio e morte decorrente de intervenção policial, abrangendo tanto vítimas diretas quanto indiretas.

 

Já os serviços prestados pelo núcleo são multidisciplinares, com profissionais das áreas de Direito, Psicologia e Serviço Social. O apoio humanizado é oferecido aos familiares de vítimas, com acolhimento psicológico para escuta terapêutica em situações de crise e sofrimento. A orientação jurídica facilita o acesso à informação e auxilia na participação em etapas investigativas e processuais.

 

Além disso, o Nuavv elabora estudos técnicos de casos, realizados por psicólogos e assistentes sociais, para identificar impactos sociais, familiares, econômicos e de saúde em vítimas indiretas. O Núcleo também apoia promotores de Justiça em casos de inclusão de pessoas no Programa Federal de Assistência a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas (Provita), uma vez que o programa estadual encontra-se desativado. O Provita oferece acolhimento, transferência de território, proteção e reinserção social.

 

Como acessar os serviços

 

Para acessar os serviços do Nuavv, os contatos devem ser feitos por WhatsApp ou e-mail.

 

Para Natal, o número é (84) 99972.5351 e o e-mail é nuavv@mprn.mp.br.
Para São Gonçalo do Amarante, o contato é (84) 99972.2840 e nuavv.sga@mprn.mp.br.
Em Mossoró, o número é (84) 99972.4056 e o e-mail é nuavv.mossoro@mprn.mp.br.

 

Solicitações para estudos técnicos devem ser enviadas por e-mail à Coordenação do Nuavv (nuavv@mprn.mp.br), contendo informações sobre a ação, sugestão das partes e contatos. Em situações ligadas ao Provita, o promotor de Justiça deve enviar o pedido para testemunha@mdh.gov.br.

 

Fonte: MPRN


topo