NAVV recebe visita de coordenadores do Coletivo Bahia pela Paz de Salvador
terça-feira, 15 de julho de 2025, 13h47
O Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência do Ministério Público do Estado da Bahia (NAVV) recebeu ontem, dia 14, a visita dos coordenadores de território do Coletivo Bahia pela Paz, que atuam na cidade de Salvador. A iniciativa teve como objetivo alinhar e estabelecer estratégias de atuação integrada entre os coletivos comunitários e o MPBA, em conjunto com a rede de proteção às vítimas. Durante o encontro, os representantes dos coletivos apresentaram as ações desenvolvidas nos territórios e conheceram de perto o trabalho realizado pelo MPBA no acolhimento e atendimento às vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade.
“O encontro permitiu a troca de experiências e o alinhamento de estratégias que contribuam para a construção de um fluxo de encaminhamento das demandas relacionadas às vítimas de violência”, destacou a promotora de Justiça Viviane Chiacchio, coordenadora do NAVV. Os coordenadores do Coletivo Bahia Pela Paz em Salvador destacaram que atuam com ações para adolescentes e jovens de 12 a 29 anos, além de seus familiares, com atenção também a egressos do sistema socioeducativo. A coordenadora do Coletivo de São Caetano, Gisele Estrela, ressaltou a importância de uma atuação coordenada com o NAVV para acolhimento das ‘vítimas indiretas de homicídios’, a exemplo de familiares de pessoas assassinadas, destacando o papel do atendimento multidisciplinar promovido pelo Núcleo. Durante o encontro, os materiais informativos do NAVV, incluindo cartilha, folder e cartaz, foram entregues aos coordenadores para que sejam distribuídos nas comunidades atendidas pelos Coletivos.
Além da promotora de Justiça Viviane Chiacchio, estiveram presentes no encontro a coordenadora técnica e administrativa do NAVV, Daniele Cardelle; a assessora jurídica Alana Lago; Jamile Rocha, coordenadora do Coletivo de Águas Claras; Gisele Estrela, coordenadora do Coletivo de São Caetano; e Fábio Alves, coordenador do Coletivo da Liberdade.
O MPBA integra o Comitê de Governança do Bahia pela Paz e tem no projeto ‘Município Seguro’ uma das principais iniciativas junto ao programa. O objetivo é apoiar a implantação de conselhos e planos municipais de segurança pública em todos os 417 municípios baianos. Atualmente, o ‘Município Seguro’ está em andamento em 195 municípios, por meio de procedimentos administrativos instaurados pelos promotores de Justiça para articular com os gestores a implementação da política de segurança pública.
Fonte: MPBA