MPSE e SESI ampliam parceria institucional e preparam distribuição de cartilha voltada às vítimas de crimes
quinta-feira, 10 de julho de 2025, 14h31
O Ministério Público de Sergipe (MPSE) e o SESI Sergipe promoveram uma reunião institucional com o objetivo de fortalecer as ações de proteção integral às vítimas de crimes e atos infracionais. O encontro reuniu membros das duas instituições e marcou a entrega de cinco mil exemplares da cartilha informativa “Todos podem ser vítimas”, produzida pelo MPSE e impressas pelo SESI, com o objetivo de ampliar o alcance das ações desenvolvidas pela Coordenadoria de Apoio às Vítimas (Coavit).
Participaram do encontro o Procurador-Geral de Justiça, Nilzir Soares Vieira Junior; o Secretário-Geral do MPSE, Carlos Augusto Alcantara Machado; o Procurador de Justiça Deijaniro Jonas; o Diretor da Coavit, Promotor de Justiça Rogério Ferreira; e a Superintendente do SESI/SE, Milene Rodrigues.
“A confecção desses cinco mil exemplares fazem parte do nosso compromisso em levar informação de forma acessível às vítimas diretas e indiretas de crimes e atos infracionais. A cartilha orienta sobre os direitos dessas pessoas, onde e como buscá-los, e quais os órgãos responsáveis por prestar apoio. Nosso objetivo é que essas informações cheguem rapidamente às mãos de quem mais precisa”, explicou Rogério Ferreira, Diretor da Coavit.
O material será distribuído em pontos estratégicos como a Sala das Vítimas, localizada no Fórum Gumersindo Bessa; o DAGV da Polícia Civil; unidades da Polícia Militar e da Guarda Municipal que atuam na proteção à mulher, a exemplo da Ronda e Patrulha Maria da Penha, e também no Centro de Referência ao Imigrante (CRI), que atende vítimas, especialmente em casos de abuso sexual.
A cartilha integra um conjunto de ações em conformidade com a Resolução nº 243/2021, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que institui a política nacional de apoio às vítimas no âmbito ministerial.
A Superintendente do SESI/SE, Milene Rodrigues, destacou o fortalecimento da parceria com o MPSE. “Em 2025, o SESI Sergipe esteve presente em uma relevante iniciativa da campanha conduzida pela Coavit, contribuindo com a campanha de conscientização ‘Todos podem ser vítimas’, sobre os direitos das vítimas e os mecanismos de apoio disponíveis na sociedade. Essas ações refletem o compromisso duradouro e a efetiva contribuição do SESI nas causas defendidas pelo MPSE, fortalecendo uma parceria construída com base em valores humanos, responsabilidade social e transformação positiva da realidade sergipana”, frisou.
> Clique aqui e confira a versão digital da Cartilha ‘Todos podem ser vítimas’
_______________________
Núcleo de Comunicação
Ministério Público de Sergipe
E-mail: comunicacao@mpse.mp.br
Facebook: mpseoficial
Instagram: mpsergipe
YouTube: mpsergipe
Canal do WhatsApp: MPSE
Fotos: Alisson Mota
Fonte: MPSE