NAVV do Ministério Público de São Paulo chega à comarca de Bauru
sexta-feira, 25 de abril de 2025, 14h01
A partir de agora, Bauru conta com uma unidade do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NAVV), estrutura implementada pelo MPSP para prestar apoio integral a quem sofre com a prática de crimes. Os serviços serão oferecidos com suporte da Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Na inauguração do espaço, ocorrida nesta quinta-feira (24/4), o procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, afirmou diante de um auditório lotado que a chegada do NAVV a Bauru representa o fortalecimento de um compromisso institucional que é, antes de tudo, humano: o de acolher e dar voz às vítimas de violência. "Trata-se da materialização de uma visão de Justiça que reconhece na vítima um sujeito de direitos, e não um mero instrumento do processo penal", garantiu. Ainda segundo o PGJ, o Ministério Público de São Paulo tem assumido a missão de promover uma Justiça mais empática, acessível e atenta às dores de quem sofre violações. "O NAVV é uma expressão concreta desse novo paradigma, oferecendo escuta qualificada, orientação e amparo psicológico", disse, reforçando que o núcleo encontra na eficiência dos promotores de Justiça de Bauru um ambiente propício para o desenvolvimento de suas atividades.
Durante o evento, o promotor Carlos Eduardo Imaizumi, coordenador do NAVV em Bauru, afirmou que as portas estarão abertas para aqueles que, muitas vezes, não conseguiam acompanhar o andamento de processos nos quais figuram como vítimas nem encontravam o suporte necessário para superar o trauma causado por condutas criminosas. "Espero corresponder aos anseios da sociedade com nossa atuação", concluiu.
"Agora temos um caminho para ajudar melhor as vítimas de crimes, pois o objetivo central do NAVV é acolher e encaminhar essas pessoas, contando com o apoio de toda a sociedade", frisou a coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal (CAOCrim), Tatiana Callé.
Danilo Gabas, psicólogo gestor do Núcleo Técnico de Atenção Psicossocial da UNESP, declarou que a parceria entre a instituição de ensino e o NAVV oferecerá a alunos de cursos como o de psicologia a oportunidade de vivenciar na prática situações que são discutidas em sala de aula. "Esse aprendizado irá acompanhá-lo por toda sua carreira", previu.
Também compuseram a tribuna de honra da solenidade o subprocurador-geral de Justiça Criminal, Ivan Agostinho; a juíza de Direito Daniele Mendes de Melo, o presidente da subseção Bauru da OAB, Thiago Tezani; e o presidente da Câmara de Bauru, Marcos Antônio de Souza. A inauguração foi acompanhada ainda pela chefe de Gabinete da PGJ, Mylene Comploier; pelo chefe de Gabinete da Subprocuradoria-Geral de Justiça Criminal, Fábio Goulart; pelo assessor da Diretoria-Geral do MPSP Roberto Salles, pela assessora do CAOCrim Fernanda Moretti, pelo coordenador Núcleo de Execuções Criminais, Paulo de Palma; e pelos promotores de Justiça Lucas Pimentel de Oliveira, Luis Claudio Davansso, Libório do Nascimento, Henrique Varonez, Luiz Eduardo Sciuli de Castro, Jerônimo Crepaldi Junior, Alex Ravanini Gomes, Fernando Helene, Paulo Sérgio Foganholi, Hercules Sormani Neto, Luiz Carlos Gonçalves Filho, Ricardo Kakuta, Enilson Komono, Thaisa Frezza, Mariane Del Preti, Ana Maria Romano, Vivian Castro Ayres, Paula Coube, Rafael Abujamra, Gabriela Salvador, Silvio Barbagalo e Julio Cesar Palhares. Estiveram presentes representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, assim como da sociedade civil e de órgãos da segurança pública.
Situado na sede do MPSP em Bauru (Av. Getúlio Vargas, 21-120), o NAVV é composto pelos servidores Elias Blat, Gisele Garcia e Alexandre Mendonça; e pelas estagiárias Juliana Zanateli (psicologia) e Larissa Cañas (Direito).
Fonte: MPSP