Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

CAVINP/MP-AP é tema de palestra em evento sobre atendimento às vítimas no MP do Ceará

quinta-feira, 28 de setembro de 2023, 10h11

A coordenadora do Centro de Atendimento às Vítimas – Nós Pertencemos (CAVINP), promotora de justiça Klisiomar Lopes, participou no período de 18 a 20 de setembro, do aperfeiçoamento “Experiência com o NUAVV – Turma 1”, realizado pelo Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência do Ministério Público do Estado do Ceará (NUAVV/MPCE). A palestra sobre a implantação CAVINP, pelo Ministério Público do Amapá (MP-AP), foi assistida pelo público no segundo dia do evento, que aconteceu na capital do estado, Fortaleza. 

 

 

O curso foi voltado para o compartilhamento de experiências na área de proteção de vítimas e familiares. Os programas de proteção existentes no estado do Ceará, tipos de acolhimento, aspectos práticos da escuta especializada e a diferença entre o depoimento especializado foram temas abordados com membros e assessores do MP-CE, a quem o curso era destinado.   

 

 

 

 

“O CAVINP/MP-AP está em fase de implantação, com duas metas em execução, a primeira é a aquisição de veículo e a segunda, que é o processo seletivo simplificado para contratação da equipe multidisciplinar, formada por psicólogo, pedagogo, assistente social, assessor jurídico e assistente administrativo. O edital está em fase de construção para ampla divulgação. Assim, os profissionais serão multiplicadores de conhecimentos para a equipe a ser contratada após processo seletivo simplificado”, disse a promotora.

 

 

A criação do CAVINP/MP-AP atende as diretrizes da Resolução 243 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e estabelece a Política Institucional de Proteção Integral e de Promoção de Direitos e de Apoio às Vítimas no âmbito do Ministério Público do Amapá. É um órgão de execução auxiliar e sua criação está sendo executada por meio de financiamento do Programa DEPEN de Assistência às Vítimas de Crimes – ProDAV. Ele funcionará em prédio próprio, que está em fase de estruturação mobiliária, no Complexo Administrativo do MP-AP, no Araxá. 

 

Fonte: MPAP

 


topo