MPAC lança segunda edição da Revista Realidades nesta sexta-feira, 19
segunda-feira, 15 de maio de 2023, 11h38
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Centro de Atendimento à Vítima (CAV), realizará, na próxima sexta-feira, 19, o lançamento da segunda edição da Revista Realidades com o tema “Mulheres Vivas: Feminicídio é evitável”.
O evento ocorrerá às 14h, no auditório do MPAC, e contará com a presença da promotora de Justiça Luciana do Amaral Rabelo, do Ministério Público do Mato Grosso do Sul, bem como com a participação virtual da diretora executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno.
Produzida a partir de estudo elaborado pelo Observatório de Violência de Gênero (OBSGênero), com o apoio do Observatório Criminal do Núcleo de Apoio Técnico (NAT), a publicação lança luz sobre as estatísticas de feminicídios ocorridos no estado nos últimos cinco anos e estimula reflexões sobre o problema, especialmente sobre a eficácia das políticas públicas preventivas ou justiça penal.
A revista está organizada em cinco partes: a primeira discorre sobre a origem do conceito de feminicídio até sua utilização como categoria jurídica; a segunda aborda, em uma perspectiva teórica, as principais motivações de gênero observadas nos casos de feminicídio; a terceira parte apresenta as estatísticas de feminicídio no Acre nos últimos cinco anos. A quarta parte é um espaço destinado às opiniões de especialistas no assunto, e a última parte traz algumas ações que se alinham à estratégia do Ministério Público do Acre para enfrentar a violência de gênero contra mulheres.
Além da cerimônia de lançamento, ocorrerá no sábado, 20, um evento fechado para membros, servidores, delegados e escrivães, ocasião em que a promotora Luciana do Amaral falará sobre o tema “Feminicídios: Um estudo da violência letal por serem mulheres”. A programação começará às 8h e também será realizada no auditório do MPAC.
Fonte: MPAC