Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Prefeitura de Cuiabá tem projeto

quarta-feira, 02 de julho de 2025, 13h16

A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou nesta terça-feira (1º) o projeto de lei de autoria do poder Executivo que cria o programa social Família Acolhedora. Agora, o texto vai sanção do Executivo. "Agradeço a juíza da Vara da Infância e Juventude, Gleide Bispo, pelo apoio e auxílio na elaboração do projeto", declarou o prefeito da capital.

 

Arquivo

 

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, mais conhecido como “Programa Família Acolhedora”, oferece um serviço social em que famílias acolhem temporariamente crianças e adolescentes afastados de seus lares de origem. Esse acolhimento não prevê guarda definitiva nem adoção, sendo vedado que famílias acolhedoras adotem a criança acolhida.

 

As famílias acolhedoras serão submetidas a um processo de seleção e acompanhamento técnico, recebendo orientação e suporte para garantir a melhor assistência às crianças. A responsabilidade pela política pública será da Secretaria Municipal de Assistência Social.

 

O projeto de lei é resultado de um diálogo do poder Executivo com o Judiciário e o Ministério Público do Estado de Mato Grosso. Um dos princípios norteadores da lei é o Estatuto da Criança e Adolescência (ECA). 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá.


topo