AMM e SES fortalecem parceria para aprimorar o acompanhamento de beneficiários do Bolsa Família
terça-feira, 24 de junho de 2025, 13h11
A parceria entre a Secretaria de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS-MT) vem promovendo avanços importantes no monitoramento da cobertura dos beneficiários do Bolsa Família pelas equipes de Atenção Primária à Saúde.
O trabalho tem como principal ferramenta a troca de informações sobre o cumprimento das condicionalidades do programa. Semanalmente são produzidos relatórios para fortalecer a gestão municipal da assistência social e contribuir para o alcance da Taxa de Acompanhamento das Ações de Saúde (TAAS), um indicador fundamental para o repasse do Índice de Gestão Descentralizada do Bolsa Família (IGD-PBF).
A ação conjunta reforça a intersetorialidade como princípio fundamental para garantir o acesso da população aos direitos sociais básicos previstos na Constituição Federal: saúde, educação e assistência social. Nesse contexto, o monitoramento articulado entre as pastas tem como foco principal os municípios com menores índices de acompanhamento de saúde, especialmente os que apresentam baixa cobertura entre crianças, gestantes, povos indígenas e comunidades quilombolas.
Equipe técnica da AMM e Coegemas orienta os municípios sobre ações que podem ser feitas intersetorialmente para melhorar o acompanhamento das condicionalidades, quais recursos podem ser utilizados para realizar as ações como mutirões, busca ativa, entre outros. Além dos beneficiários garantirem a continuidade de seus benefícios, a Secretaria de Assistência Social assegura recursos para a gestão do Cadastro Único e Bolsa Família.