Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Hoje é Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas

sexta-feira, 07 de fevereiro de 2025, 15h49

A data de 7 de fevereiro é marcada pelo Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, que hoje faz parte também do calendário de lutas do Serviço Social. Hoje, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo Censo Indígena de 2022, o Brasil tem 1.693.535 pessoas indígenas, o que corresponde a 0,83% da população total do país. Assistentes sociais também atuam com atendimento a povos indígenas de diversas etnias, além de também a comporem. 

 

Card com fundo laranja traz o texto 7 de fevereiro, dia nacional de luta dos povos indígenas - o Serviço Social pulsa resistência originária! Abaixo, ilustrações de povos indígenas e ao lado direito, o mapa da América Latina pintado na cor laranja

 

A categoria também apoia a luta em defesa dos direitos dessa população, reafirmando, no cotidiano de trabalho, o compromisso com o reconhecimento dos direitos territoriais, sociais, ambientais, econômicos e culturais, com respeito e valorização de sua identidade étnica e suas formas de organização. 

 

Ao longo dos anos, indígenas assistentes sociais e assistentes sociais que apoiam a defesa dos direitos dos povos indígenas têm se organizado por meio da Articulação Brasileira Serviço Social e Povos Indígenas, fortalecendo enfretamentos necessários nos marcos dos 525 anos de expropriação dessas terras e dessas “gentes”, de acrodo com a coordenadora do Comitê Antirracista do CFESS, Iara Fraga. 
 
Um desses profissionais é Jibran Yopopem  Patte, indígena do povo Xokleng e assistente social. Ele explica que a Articulação constitui um espaço de mobilização, debates e visibilidade da questão indígena no conjunto da categoria, contando com o protagonismo indígena. Esse protagonismo é marcado pelo compromisso com a luta pela demarcação dos territórios indígenas, por políticas públicas que atendam às necessidades e dialoguem com as realidades dos povos indígenas no Brasil. 

 

Fonte: CFESS.


topo