Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Megaoperação nacional mobilizou mais de 4 mil policiais penais para a retirada de ilícitos em unidades prisionais de todo o Brasil

terça-feira, 09 de dezembro de 2025, 13h54

9ª fase da Operação MUTE ocorreu nas 27 unidades federativas e apreendeu 618 celulares em 114 unidades prisionais

 

MUTE 9.jpeg

 

Brasília/DF, 05/12/2025 - A 9º fase da Operação MUTE apreendeu 618 celulares durante as ações deflagradas em 114 estabelecimentos prisionais por todo o país. Realizada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em conjunto com as administrações penitenciárias estaduais e distrital para a retirada de ilícitos do sistema prisional.

 

A 9º fase da Operação MUTE ocorreu nas 27 unidades federativas, contou com a participação de 4.641 policiais penais estaduais e federais que revistaram 5.229 celas. Somada, as nove fases da operação retiraram 7.542 celulares utilizados para comunicação ilícita dentro de estabelecimentos prisionais.

 

Apesar do objetivo ser a retirada de celulares, a operação combate todo tipo de ilícito e objetos proibidos no sistema prisional. Nesta fase, além dos 618 celulares, também foram apreendidos 2.160 porções de substâncias análogas a cocaína, 1.677 porções de maconha, 199 chips celulares, 280 carregadores de celulares, 292 materiais perfurocortantes, 6 balanças de precisão, 143 fones de ouvido, 17 roteadores, 12 pen drives e uma arma de fogo. Nesta fase da operação foram realizadas 9 ações de recaptura de foragidos da justiça.

 

9º fase operação mute (5).jpeg

 

Realizada desde 2023, a Operação MUTE é uma ação estratégica de enfrentamento ao crime organizado. A iniciativa garante maior segurança dentro e fora das unidades prisionais. Mais do que apreender ilícitos, a operação fortalece a presença do Estado nesses espaços, e fortalece a segurança pública por meio de medidas coordenadas que interrompem comunicações ilegais e bloqueiam articulações criminosas. Além disso, fomenta a padronização de rotinas e procedimentos rigorosos de revista, garantindo maior fiscalização e controle.

 

As ações de recaptura ampliam o impacto da Operação MUTE na redução da criminalidade, além de contribuir para melhorias estruturais, identificando e corrigindo vulnerabilidades físicas nas unidades prisionais, consolidando um ambiente mais seguro e eficiente para servidores penais e pessoas privadas de liberdade.

 

Operação MUTE

 

A Operação MUTE é uma ação de inteligência coordenada pela SENAPPEN, por meio da Diretoria de Inteligência Penal (DIPEN), que visa a retirada de aparelhos celulares das unidades prisionais a fim de combater a atuação das organizações criminosas e reduzir a incidência de crimes no cenário nacional. A operação acontece simultaneamente em todas as Unidades Federativas do país, cujo objetivo é o enfrentamento das comunicações proibidas no interior das unidades prisionais, por meio de revistas estratégicas e orientadas e ações de inteligência.

 

Resultados da 9º fase da Operação MUTE:

 

Celulares: 618

 

Substâncias análogas à maconha: 1.677 porções

 

Substâncias análogas à cocaína: 2.160 porções

 

Materiais perfurocortantes: 292

 

Carregadores de celular: 280

 

Chip de celular: 199

 

Fones de ouvido: 143

 

Roteador: 17

 

Pen drive: 12

 

Balança de precisão: 6

 

Arma de fogo: 1

 

Fonte: Divisão de Comunicação da SENAPPEN


topo