Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

SENAPPEN realiza 3º Seminário Técnico-Científico da RBEP que marca o lançamento da edição Trabalhadores nos Serviços Penais

quinta-feira, 18 de setembro de 2025, 17h54

Evento reforça o papel da produção científica como ferramenta essencial para o aprimoramento da execução penal no Brasil

 

rbep1.PNG

 

Brasília/DF, 18/09/2025 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) promoveu, nos dias 17 e 18, o 3º Seminário Técnico-Científico da Revista Brasileira de Execução Penal (RBEP). O evento marcou o lançamento da edição online intitulada Trabalhadores nos Serviços Penais: desafios, transformações e perspectivas.

 

O seminário reuniu autores da nova edição, especialistas, pesquisadores e profissionais do sistema penal para debater temas centrais relacionados à atuação nos serviços penais brasileiros. A programação foi dividida em dois dias de painéis temáticos. No primeiro dia, os debates abordaram temas como a atuação do policial penal, a trajetória histórica da carreira, os impactos da tecnologia na execução penal e a cultura organizacional nas unidades prisionais.

 

No segundo dia, os painéis trouxeram reflexões sobre liderança e experiências de gestão no sistema penal, com destaque para a presença feminina na administração prisional. Também foram discutidos aspectos relacionados à saúde mental dos servidores e à produção de conhecimento científico no contexto prisional, incluindo iniciativas voltadas ao bem-estar dos trabalhadores penais. O evento online foi transmitido ao vivo pelo canal da SENAPPEN no YouTube, onde os dois dias de programação seguem disponíveis para acesso.

 

A edição Trabalhadores nos Serviços Penais: desafios, transformações e perspectivas é composta por 23 pesquisas, incluindo artigos e relatos de experiência que discutem realidades, desafios e trajetórias dos profissionais. Ao reunir contribuições de diferentes regiões e áreas do conhecimento, a publicação busca fomentar o debate público e científico, e subsidiar políticas públicas mais sensíveis e integradas. A escolha da temática reflete a necessidade de compreender as dimensões que atravessam o cotidiano desses profissionais, desde as condições de trabalho e saúde mental até os impactos da recente transformação da carreira de agentes penitenciários em policiais penais.

 

“O lançamento deste dossiê representa um marco editorial e institucional ao reconhecer, valorizar e dar visibilidade aos trabalhadores dos serviços penais, contribuindo para a transformação do sistema prisional, o enfrentamento ao Estado de Coisas Inconstitucional e a construção de uma relação mais próxima e produtiva entre a academia e o sistema penal brasileiro, com vistas à promoção da justiça, da dignidade e da cidadania”, destaca a diretora da Escola Nacional de Serviços Penais e editora-chefe da RBEP Stephane Araújo.

 

Confira a edição -  v. 6 n. 1 (2025): Trabalhadores dos serviços penais: desafios, transformações e perspectivas

Assista aos dois dias do evento no canal da SENAPPEN no YouTube:

 

 

 

 

FONTE: Divisão de Comunicação da SENAPPEN


topo