Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJPI realiza ações estratégicas voltadas à inclusão e acessibilidade de pessoas com Síndrome de Down

quinta-feira, 04 de dezembro de 2025, 15h43

 

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI) realizou, nesta terça-feira (02), uma agenda de reuniões e visitas estratégicas voltadas ao fortalecimento de ações voltadas à inclusão, acessibilidade e cidadania. A iniciativa ocorreu na véspera do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrada nesta quarta-feira (03), e busca ampliar a consciência pública sobre as questões relacionadas à deficiência, bem como reforçar a importância da promoção da dignidade e bem-estar das pessoas com deficiência.

 

As reuniões e visitas técnicas envolveram setores administrativos do Tribunal, o Exército Brasileiro e a Associação Down The Amo, consolidando o desenvolvimento de dois projetos em fase de estruturação: um voltado à formação musical inclusiva e outro direcionado à profissionalização de pessoas com Síndrome de Down.

 

 

Para o presidente do TJPI, desembargador Aderson Nogueira, a iniciativa reafirma o compromisso institucional do Judiciário piauiense com as políticas públicas transformadoras e com a ampliação do acesso a direitos.

 

“Estamos ampliando o alcance social do Judiciário piauiense, com ações que acolhem, valorizam e promovem a dignidade das pessoas com deficiência. É nosso dever remover barreiras, abrir portas e construir políticas públicas transformadoras”, afirmou. 

 

 

 

De acordo com o supervisor da Política de Sustentabilidade e Acessibilidade do TJPI, desembargador Lirton Nogueira Santos, a iniciativa impacta diretamente na vida de milhares de piauienses. “Inclusão exige coragem institucional, parcerias qualificadas e o compromisso de transformar ambientes e mentalidades. A sociedade só avança quando entendemos a diversidade como valor, e não como obstáculo”, destacou o supervisor.

 

 

O encontro foi conduzido pelo juiz auxiliar da Presidência do TJPI, Luiz de Moura Correia, acompanhado de gestores da área administrativa do Tribunal e da presidente da Associação Down The Amo, Veruska Maria Pessoa Feitosa. A equipe analisou aspectos técnicos essenciais para a execução dos projetos, como logística, acessibilidade, responsabilidades institucionais e o papel estratégico das parcerias.

 

 

 

A agenda incluiu reunião na sede do Tribunal, visita ao 25º Batalhão de Caçadores — onde a equipe foi recebida pelo Tenente-Coronel Alex Aquino de Castro e pelo Subtenente Araújo, maestro da banda — e visita técnica à Associação Down The Amo, para conhecer infraestrutura, metodologia e alinhar formas de cooperação para a implementação sensível e eficaz dos projetos.

 

Ainda de acordo com o supervisor, a iniciativa marca um novo ciclo de políticas permanentes do TJPI, alinhadas às diretrizes nacionais de acessibilidade e ao compromisso da Presidência em ampliar o alcance social do Judiciário, em consonância com as políticas do Conselho Nacional de Justiça.

 

 

 

Fonte: TJPI


topo