TJMT: Novo Portal dos Juizados Especiais prioriza acessibilidade e facilita acesso à Justiça
quinta-feira, 26 de junho de 2025, 09h56
No início de junho, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) lançou o novo Portal dos Juizados Especiais https://servicosjuizados.tjmt.jus.br/, para facilitar o acesso aos serviços oferecidos. A partir de hoje (25 de junho), todas as quartas-feiras, o Portal do TJMT publicará uma matéria detalhada sobre os serviços e funcionalidades do site, garantindo que o cidadão possa aproveitar ao máximo a ferramenta.
Inicialmente, a plataforma atende às demandas da Secretaria Unificada e dos 1º, 2º, 4º e 6º Juizados Especiais Cíveis de Cuiabá, além dos 1º e 2º Juizados Especiais Cíveis de Várzea Grande. O sistema digital intuitivo, disponível 24 horas por dia, complementa o atendimento tradicional, antes limitado a telefonemas e visitas presenciais, proporcionando mais acesso e agilidade.
O site, que é hospedado no Portal do TJMT, oferece recursos para melhorar a experiência de navegação de pessoas com deficiência ou limitação como alto contraste e regulagem do tamanho do texto.
Abas de acessibilidade
Na primeira linha do cabeçalho estão as abas de acessibilidade “Ir para o conteúdo [1]; Ir para a busca [2]; Ir para o rodapé [3]; Alto contraste [4]; + A [5]; – A [6] e Acessibilidade. Clicando nas três primeiras abas, o cursor será direcionado automaticamente.
Alto contraste
Ao clicar em Alto Contraste o fundo da tela fica preto e as letras na cor branco, com as palavras em destaque, na cor amarelo neon. Clicando novamente na aba, a página volta para a forma regular, com fundo branco.
O usuário pode também regular nas abas + A [5] e – A [6] o tamanho das letras para facilitar a leitura.
Acessibilidade
Ao clicar em Acessibilidade, no canto superior direito da página, o usuário terá acesso a todos os atalhos de teclado para otimizar a navegação.
Suite VLibras
Para as pessoas surdas, o Portal disponibiliza o aplicativo VLibras (https://www.gov.br/governodigital/pt-br/acessibilidade-e-usuario/vlibras), um conjunto de ferramentas gratuitas e de código aberto que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em Português para Libras (Língua Brasileira de Sinais). O aplicativo pode ser instalado em computadores e celulares, tornando-os mais acessíveis.
Leitores de tela
O Portal sugere e disponibiliza links para dois leitores de tela para que os textos sejam convertidos em áudio. Para aparelhos MacOS, o Voice Over (https://www.apple.com/br/accessibility/features/?vision) e o programa NVDA (https://www.nvaccess.org/), para Sistema Operacional Windows.
O TJMT está em contínua busca para a promoção da acessibilidade e inclusão, por isso todos os itens de acessibilidade do Portal dos Juizados Especiais está de acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 401/2021, que estabelece de diretrizes para garantir a acessibilidade em todas as áreas do Poder Judiciário, incluindo edifícios, serviços, comunicação e tecnologia.
Leia também:
TJMT lança série sobre novo site dos Juizados Especiais: acesso e modernidade facilitados
Novo site dos Juizados Especiais facilita acesso à Justiça com serviços online ao cidadão