MPMA cria Núcleo de Atuação Especial de Acessibilidade
quarta-feira, 09 de novembro de 2022, 12h21
Primeira reunião da comissão que integra o NAEA foi realizada nesta segunda-feira

Membros e servidores integram Núcleo de Atuação Especial de Acessibilidade
O Ministério Público do Maranhão criou, por meio de Ato Regulamentar assinado pelo procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, o Núcleo de Atuação Especial de Acessibilidade (NAEA) da instituição. Nesta segunda-feira, 7, foi realizada a primeira reunião da comissão que integra o Núcleo, que tem como atribuição principal planejar a elaboração e o acompanhamento de projetos direcionados à promoção da acessibilidade às pessoas com deficiência física, auditiva, visual, mental ou múltipla em todas as dependências do MPMA.
Presidido pelo diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, José Márcio Maia Alves, o NAEA também tem entre seus objetivos formular diretrizes voltadas à acessibilidade e à inclusão de pessoas com deficiência no âmbito do Ministério Público do Maranhão, garantir atendimento ao público em Libras, fazer adaptações arquitetônicas e no mobiliário da instituição e oferecer sensibilização e capacitação a membros e servidores em temas como acolhimento, direitos, atendimento e cotidiano de pessoas com deficiência.
De acordo com José Márcio Maia Alves, nesse primeiro momento, serão priorizados pontos mais urgentes: acessibilidade universal do portal e da intranet, acessibilidade física, implantação de uma Central de Libras para atendimento ao público, além de capacitação para membros e servidores. “Vamos priorizar esses pontos e elaborar um cronograma de execução”, destacou.
Além do diretor da Secinst, também integram o Núcleo a diretora da Escola Superior do MPMA, Karla Adriana Farias Vieira; o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Proteção ao Idoso e Pessoa com Deficiência Alenilton Santos da Silva Júnior, o promotor de justiça Ronald Pereira dos Santos, titular da 14ª Promotoria de Justiça Especializada (Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Luís), além dos coordenadores de Modernização e Tecnologia da Informação, Nayana Sobral, Engenharia e Arquitetura, Gilberto Mouchereck, Gestão de Pessoas, Fátima Morais.
Fonte: MPMA